sábado, 7 de abril de 2012

O abandono dos Mercados Municipais do Marco e Alpendorada

  

Lanço-vos o desafio, se tiverem ideias, opinião, argumentos(...) acerca dos mercados municipais não hesitem em comentar ou entrar em contacto através de js.marcodecanaveses@gmail.com. Vamos lançar um debate alargado em torno dos mercados municipais marcoenses, "Os Mercados Municipais são importantes para ti?"


   Os Mercados Municipais são um dos últimos lugares, senão os últimos, onde a normalização do processo de troca comercial em torno dos alimentos chegou. Os mercados são espaços que possibilitam cheirar, tocar, trocar argumentos/conhecimentos envolta da qualidade dos produtos alimentares apresentados. Uma autêntica arena de apreensão de conhecimento e aprendizagem mediterrânica dos valores da alimentação.

Qual a importância de um “bom” Mercado Municipal?

1-Espaço cívico de convivência que conjuga a actividade comercial e actividade lúdica e cultural. (No espaço do mediterrâneo a actividade comercial sempre esteve aliada ao lúdico e social. Lugares de grande teatralidade e pacífica convivência em torno do mítico regateio de preços.)

2-Os mercados municipais são um privilegiado veículo de informação a ser utilizado pelos educadores escolares, relacionando áreas tais como: biologia, nutrição, saúde, microbiologia, história, entre outras matérias. (Existe uma candidatura da “alimentação mediterrânica” a património da Humanidade.)

3- O contacto dos jovens com os Mercados Municipais, em regime de actividade escolar, sensibiliza-os para uma alimentação saudável, incitando indirectamente os encarregados de educação a comprarem nos Mercados.


4- A área do mercado municipal poderá comportar restaurantes, promovendo os principais pratos típicos da região, a gastronomia, os costumes e hábitos agrícolas.

5-Dignificação do mundo rural marcoense, fruição gastronómica (poderá eventualmente ter actividades promovidas pelas confrarias da região) conjugando o antigo com a modernidade.

6-Os pequenos agricultores de subsistência são incentivados a produzirem nas suas terras, distribuídas pelo concelho, promovendo uma territorialização sustentável.

7-Ajuda a pequena economia a fortalecer-se e a conviver na urbanidade do concelho, de forma saudável e de enriquecimento mútuo.

8-(...)

   A realidade do Mercado Municipal de Marco de Canaveses está muito longe de ser um espaço de atracção. O Marco abdica da promoção de certos valores de ruralidade implementados no território marcoense lidos pelo estado de abandono dos mercados municipais. A contínua ignorância da ruralidade do concelho, por parte do executivo camarário, é prejudicial para o Marco de Canaveses, concelho que deve primar pela modernização sustentável e eficiente.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!