quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Porta 65 Jovem - Parte 2: O Programa

     
     Não querendo estar a esgotar a vossa paciência e, mais ainda, este tema, quero aproveitar para deixar uma pequena apresentação do Programa 65 Jovem. Não quero com isto dizer que vou desvendar informação nova, apenas dar maior projecção a informação que considero relevante para os jovens marcoenses e que entendo ser do dever da JS Marco Canaveses divulgar toda a informação que possa contribuir para um melhor amanhã dos jovens e da sociedade.
Saliento então 2 pontos capitais:
1. O Porta 65 Jovem
    O Programa Programa Porta 65 – Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens: isolados, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais. Podem candidatar-se jovens entre os 18 e os 30 anos de idade e que satisfaçam condições como:
- Titulares de um contrato de arrendamento ou contrato-promessa;
- Nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fracção habitacional;
- Nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio;
- Rendimento mensal do agregado jovem não pode ser superior a 4 vezes o valor da renda máxima admitida para cada zona;
- Rendimento corrigido do agregado jovem não pode exceder 4 vezes o valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG);
     Entre outras condições importantes que podes consultar aqui e o valor mensal máximo das rendas a apoiar.
       O Porta 65 Jovem atribui uma subvenção mensal que pode ir até 50% do valor mensal da renda constante no contrato/contrato-promessa.
Vale a pena estudar esta possibilidade como um apoio a ter em conta na iniciação da vida autónoma e independente.

2. O Porta 65 Jovem e a Juventude Socialista
     Propaganda à parte, a Juventude Socialista (JS) teve um papel preponderante na criação e desenvolvimento deste programa. Inicialmente criado com vários lapsos logísticos em 2007, o Porta 65 Jovem foi utilizado de forma indevida pelos jovens portugueses. Verificando-se casos de subvenções a jovens isolados a habitar num T3, por exemplo. Através do trabalho contínuo e de estreita cooperação com o Governo da República a JS foi capaz de negociar e chegar a acordo quanto a moldes mais justos e equitativos de distribuição de subvenções: o actual. Alargando ainda o leque de possíveis candidatos a este programa, através da diminuição de exigências relativas a rendimentos e garantias.
       O Porta 65 Jovem tem vindo a diminuir continuamente o valor total disponível para subvenções. O actual cenário económico também não permite agourar bons tempos.
       O Porta 65 Jovem é uma das iniciativas e medidas de apoio à emancipação jovem que a JS mais se orgulha de ter ajudado a desenvolver e fazer chegar ao maior número de jovens possível.

A JS Marco de Canaveses quer contribuir para que evoluas e te sintas bem com o teu hoje para construir um melhor amanhã. Assim sendo pretendemos apresentar aqui no Blog e noutros espaços (físicos e virtuais) as melhores alternativas, apoios e iniciativas em prol dos jovens.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!