terça-feira, 27 de setembro de 2011

Política e os Portugueses

Episódios do dia-a-dia em que sinto no meu bolso (e no de todos)  as políticas concretizadas no Hemiciclo (esse lugar que não raras vezes me parece distante):
      I: No princípio do mês de Setembro recebi uma boa notícia: Foi-me atribuida subvenção no Programa Porta 65 Jovem. Fiz a minha candidatura online, preenchi todas as secções, fiz o upload dos documentos necessários e fiz ainda uma prestação de esclarecimentos tal como me foi pedido. Consegui, por direito próprio, uma subvenção de 50% do valor da minha renda pelo período de 1 ano. Fiquei radiante!! É uma preciosa ajuda para o meu bolso. Fico feliz por aqui reportar um exemplo positivo de políticas na área da Juventude, mais concretamente da Emancipação Jovem. Este foi um projecto pelo qual a Juventude Socialista lutou muito e concretizou em prol dos jovens.
      II: Sou trabalhador independente, isto é, estou a recibos verdes. Nada de especial... Sou mais um nesta situação (antes isto que estar sem fazer nada, sem ganhar dinheiro ou sem autonomia para me sustentar). O que me indigna mormente nesta situação em que muitos jovens se encontram é a inexistência de Fundo de Desemprego. Eu trabalho como os outros, desconto como os outros (ainda mais que os outros: 21,5% retenção em fonte), contribuo para a Segurança Social como os outros... Simplesmente não tive a felicidade de me ter sido oferecido um contrato de trabalho. Não o espero (em pé ou sentado), trabalho apenas: mostro o meu valor e a minha competência diariamente para justificar mais um mês de prestação de serviços. Porque RAIO não tenho eu direito a Fundo de Desemprego?? Não o desejo ou pretendo, apenas acho-me no direito de, tendo já mais de 18 meses de trabalho, ser equiparado a todos quantos e trabalham... E têm a felicidade de ter um contrato de trabalho como segurança.
Porque, frequentemente, a política que ambiciono e projecto é muito distante da política praticada. Mas também porque a política é essencial para o quotidiano equilibrado de uma sociedade sustentável!!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!