segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Comunidade Intermunicipal


         Marco de Canaveses faz parte da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CUTS), a maior do país logo a seguir às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Esta Comunidade é constituída por 12 municípios, esta nova organização do território imposta pelo Governo junta os concelhos do Vale do Sousa e do Tâmega, num total de mais de 500 mil habitantes, e terá como principal objectivo gerir um pacote de fundos do QREN no valor de 54 milhões de euros onde ainda se pode acrescentar mais 67 milhões de euros a investir só no sector da educação.
       Actualmente o conselho executivo da CUTS é presidido por Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel e tem como vice-presidentes José Pereira Pinto, presidente da Câmara Municipal de Cinfães e Manuel Moreira presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.
       Logo após ter sido criada a Comunidade Intermunicipal pode-se ouvir comentários como estes:

“A duração desta Comunidade não será mais do que a do QREN. Até para as pessoas se juntarem vai ser mais difícil. Mais vale fazermos as reuniões por videoconferência", Jorge Magalhães, Presidente da Câmara Municipal de Lousada.

       Recentemente muito se tem ouvido falar de Regionalização, mas como é possível avançar para um cenário destes se 12 concelhos vizinhos com realidade um pouco distintas, mas não tão distintas que não partilhem a mesma realidade, não existe entendimentos só porque um julga-se mais importante e mais avançado que o outro ou porque um outro tem menos pessoas e mais área de território e não necessita de tantos fundos para a sua gestão.
        Julgo que chegou a hora dos nossos autarcas darem um passo em frente e mostrarem que realmente Portugal é um país evoluído, temos de deixar de olhar só para o nosso umbigo e mostrar solidariedade e compreensão para com os nossos vizinhos.
        Esta é a hora de tornar a Comunidade Intermunicipal como um dos bons exemplos do país e não estar só à espera do dinheirinho que ela me pode trazer.
        Vamos lá acordar este órgão que já está moribundo e não vamos ficar à espera da TROIKA termine com alguns dos descrentes da Comunidade.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!