sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Política de Cabeçalho

Estou ainda em estado de quase choque!!! Concordei com algo que o Pacheco Pereira disse: 

Os políticos fazem política para jornalistas!

Ontem estava a ver os highlights do debate quinzenal no Parlamento e os destaques incidiram sobre as declarações dos 3 i's que caracterizam o governo e a subserviência de Pedro Passos Coelho perante Merkel, no que a Seguro toca. Quanto a Passos Coelho o destaque foi para a falta de memória do líder do PS e os na Administração Central.
Ora, baseado nos highlights o debate quinzenal foi pobre (também destaque para a proposta do PS em taxar empresas com lucros líquidos acima de 2M € e um ou outro ponto por parte do PSD, peço desculpa não referir os outros partidos). E foi mesmo.
A política portuguesa está, no meu ver, mal, lastimosa e penosa!! Na sala nobre da política portuguesa o objectivo foi rotular e colar ideias pré-concebidas, o aspecto construtivo foi secundado. Pelos políticos e PELOS JORNALISTAS. Os políticos querem impacto nos media, projecção na comunidade, show off. Os jornalistas querem frases chocantes, querem cabeçalhos, querem títulos!!! Não achei o debate particularmente rico em soluções ou medidas (até o método de revelar medidas mudou - há muito: não no local devido - parlamento - mas nos media) mas na SIC Notícias foi esmiuçado com bastante regozijo, adorando formas de comunicação e frases chavão, pouca atenção sobrando para o conteúdo.
Estamos todos numa crise profunda e gravíssima (UIUI AIAI) mas o importante continuar a ser imagem que se transparece, a mensagem que se transmite. Como é possível??? É certo que tudo deve ter uma forma cuidada, mas o conteúdo gente... O CONTEÚDO é que é o cerne da questão. No conteúdo é que estão as possíveis soluções para os tempos difíceis que atravessamos, é no conteúdo que reside o substrato para um amanhã mais sustentável.
Necessitamos de mais conteúdo e menos forma (menos equipas megalómanas de assessores de imagem e imprensa). Será que estou assim tão estúpido?? Sou incapaz de ver nas declarações dos políticos grande conteúdo??

Os políticos e a política devem servir o povo, como tal, devem ser feitos em prol deste. Não em função dos jornalistas!!!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!