terça-feira, 13 de setembro de 2011

Porta 65 Jovem - Parte 1: As candidaturas

     
    Há cerca de 1 semana (dia 6 de Setembro) verifiquei, com enorme felicidade/alívio/satisfação/regozijo... O que quiserem... Que foi concedida subvenção à minha candidatura ao Programa Porta 65 Jovem, isto é, vai chover carcanhol todos os meses na minha conta (CGD) provenientes do Estado Português!!
      Uns dias depois desse regozijo todo penderei pesquisar as listagens publicadas no sítio do Porta 65 Jovem... Comecei por colocar 1 questão no facebook da JS Marco Canaveses, procurando algum feedback dos jovens quanto a este tema (não fui muito bem sucedido não). Resultado: poucas resposta e nada a retirar (muito menos ânimo para enfrentar as longas listagens das candidaturas apresentadas)... Mas não desisti!! Tinha e tenho uma questão em mente: Os jovens marcoenses conhecem este programa de apoio à emancipação jovem, ou nem por isso?? Conhecendo, será que não têm condições para se candidatarem (sem emprego, sem residência própria, rendimentos excessivos/deficientes para os parâmetros, reduzido mercado de arrendamento no concelho do Marco de Canaveses, etc.)??? Não conhecendo, pensei de imediato que a JS Marco de Canaveses deve abordar o tema, uma vez que representa um apoio substancial e considerável no início de vida autónoma de um jovem!!! Considero, pessoalmente 1 Programa muito positivo para mim e para todos os jovens.
     Fiz-me às listagens publicadas no dito sítio. Verifiquei apenas as listagens de novas candidaturas (peço desculpa se estou a cometer algum erro: é cansativo ver as listagens em questão):
- Houve cerca de 6578 novas candidaturas (cerca de o mesmo número de candidaturas subsequentes);
- Não houve nenhuma nova candidatura com subvenção no Marco de Canaveses (por favor, corrijam-me se estiver a escrever alguma mentira);
- Houve 8 candidaturas no Marco de Canaveses rejeitadas;
- Houve 2 candidaturas sem subvenção no Marco de Canaveses;
      Podem ser retiradas diversas conclusões (que não vale a pena abordar extensamente), apenas baseadas na indução pessoal como: mercado de arrendamento reduzido no concelho, preenchimento incorrecto dos formulários de candidatura, informações insuficientes, valores apresentados não coincidentes com os exigidos, baixa fixação de jovens activos no concelho, baixa percentagem de jovens autónomos no concelho (grande parte pode ainda estar englobado no agregado familiar dos pais), etc.!! Tudo suposição pessoal.
     De qualquer forma, a meu ver, o importante a salientar é a inexistência de subvenções para novas candidaturas no concelho do Marco de Canaveses e a não fixação de apoios aos jovens no concelho do Marco de Canaveses.
        Quanto a próximas fases de candidatura ao Porta 65 Jovem não garantimos que irão existir e nos mesmos moldes, contudo a JS Marco de Canaveses coloca-se desde já à disposição dos jovens marcoenses para esclarecimento de dúvidas e possível aconselhamento quanto a candidaturas a apresentar (não somos experts, mas, pelo menos eu, lá consegui subvenção... Mas tentaremos dar-te uma ajuda).

Não hesitem em contactar-nos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!