terça-feira, 27 de setembro de 2011

Física na Secundária do Marco Canaveses


A disciplina de Física (não confundir com Educação Física) é essencial no Ensino Secundário. Não só porque é, em algumas Faculdades de Engenharia (caso de Engenharia Civil na FEUP, por exemplo), disciplina obrigatória de acesso, como também é uma disciplina fulcral na compreensão de diversos fenómenos naturais e não naturais como... A tão adorada matemática ou ainda álgebra!!
Recentemente a JS Marco de Canaveses acompanhou muito de perto o desenrolar de uma situação que punha em causa o normal funcionamento escolar e a igualdade de acesso ao ensino superior dos estudantes da Escola Secundária do Marco Canaveses: a não abertura de uma turma de Física quando existiam 18 alunos inscritos para tal disciplina. Esta condição era justificativa de abertura de uma turma (mínimo estabelecido de 15 alunos). No entanto essa turma não abriu.
Foi colocada em causa a igualdade de acesso ao ensino superior dos estudantes desta escola.
A JS acompanhou a curta distância esta situação: contactou alunos e docentes para se inteirar da situação. Contactou a Federação Distrital do Porto da JS, colocando-se a para das condições e apoios que poderiam ser prestados pela JS (temos uma estrutura própria de apoio aos alunos do Secundário, do Ensino Superior e às Associações Estudantes de ambos os ensinos). Um dos aspectos mais controversos em causa era a possibilidade de não incluir os alunos em questão em qualquer das turmas existentes caso se recusassem a ceder quanto à escolha da disciplina, contrariando a condição mínima de 15 alunos para formação de turma (estavam 18 alunos em questão).
Este processo culminou com a distribuição dos alunos em questão por diversas turmas de forma a garantir a sua integração numa instituição pública de ensino e a sua igualdade de direito à educação. Não houve lugar a exaltações e protestos exacerbados já que a direcção da escola secundária contactou os alunos em questão e chegou a acordo com os mesmo quanto à colocação numa turma.
Segundo a JS Marco Canaveses apurou (contactou fontes de ambos os lados da contenda) a formação da turma de Física era justificada com o número de alunos existente mas, por questões financeiras, não é possível contratar um professor para o efeito. Ora, por questões orçamentais, os alunos da Escola Secundária do Marco Canaveses não têm direito a igualdade de acesso ao ensino superior. Os cortes governamentais chegaram à Educação e à população estudantil do Marco de Canaveses especificamente. A direcção da Escola Secundária do Marco Canaveses teve que tomar opções que, certamente, não pretendia mas que resultam, inegavelmente, em injustiça para os estudantes deste estabelecimento.
A JS Marco Canaveses reconhece a necessidade de contenção de despesa pública, assim como reconhece que é possível fazê-lo de uma forma mais justa sem pôr em causa a igualdade de acesso ao ensino superior. Este é um caso verificado no Marco de Canaveses mas que se deve repetir por diversas escolas do país.

A JS Marco Canaveses que reiterar a sua disponibilidade para apoiar os jovens estudantes e marcoenses em questões diversas, que ultrapassam a esfera escolar, de forma a prestar os melhores esclarecimentos e ajudar a desenvolver um futuro mais sustentável para todos nós.

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