quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PROGRAMA EUROPA CRIATIVA


Maior investimento mundial nas áreas culturais até 2020

  A União Europeia pretende ter o maior orçamento de sempre para o sector cultural (artes performativas e visuais, filmes, música, literatura e arquitectura). Cerca de 1,8 milhões de euros serão destinados às artes, estando previsto ser o maior investimento do mundo. As verbas serão distribuídas entre 2014 e 2020, abrangendo 300 mil artistas da zona euro.
  Na página da European Comission Culture (http://ec.europa.eu/culture/creative-europe/), pode ler-se que o investimento nas áreas culturais é fulcral para inverter o processo de desemprego na zona Euro. Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, diz: "Os sectores culturais e criativos oferecem um grande potencial para impulsionar as indústrias criativas”, o objectivo, passa também, por criar no espaço europeu plataformas de cinema, tradução de diversos livros e fomentar o mercado artístico Europeu.
  O investimento “Ajuda os sectores culturais e criativos para aproveitar as oportunidades da "era digital" e da globalização." O princípio passa por a Europa em 2020 atingir metas de crescimento sustentável de emprego e coesão social, abrindo novas oportunidades internacionais.
 
 De frisar que Portugal perdeu o Ministério da Cultura, com o actual governo. Uma medida retrógrada e nefasta para a afirmação da cultura portuguesa, da língua e património. A JS Marco manifestou-se e reprovou tal medida, e agora inicia-se o programa Europa Criativa, que demonstra a importância de investir nas indústrias criativas.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!