terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Atrasos no pagamento de bolsas de estudo no ensino superior




   Os atrasos no pagamento das bolsas de estudo estão a prejudicar os alunos do ensino superior. Nos últimos meses o número de alunos que desistiram do ensino superior atingiu um alerta geral, são muitos s que desistem, tanto no ensino superior público como privado, devido aos problemas económicos.
   O pagamento das propinas, que vão desde 900 euros a 1000 euros, os encargos para o transporte, no caso dos alunos deslocados, despesas de alimentação, alojamento e material escolar pesam na escolha entre seguir o curso ou abandonar a faculdade.
   O presidente da associação académica de Lisboa, Francisco Saraiva, confirma que se deu um "aumento do abandono precoce dos cursos". Apontando para além do factor económico os "problemas relacionados com a estrutura dos cursos, a inadequação dos apoios sociais e, ainda, a falta de adaptação dos professores ao Processo de Bolonha". A tendência de abandono dos cursos superiores verifica-se também na Universidade do Algarve. " Nos últimos dois anos está a notar-se um crescimento do abandono dos alunos no 1.º ano", relata João Guerreiro, reitor da UA.
  A direcção geral do ensino superior emitiu um comunicado no dia 7 de Novembro de 2011, “A Direcção Geral do Ensino Superior iniciou o pagamento de bolsas de estudo do ano lectivo 2011/2012. Este procedimento decorrerá com periodicidade semanal durante o mês de Novembro, contemplando os requerimentos devidamente instruídos e analisados que, entretanto, tenham obtido despacho  de deferimento, por parte do Serviços das Instituições de Ensino Superior.”
   Estranho que esse comunicado seja emitido após a comunicação social e os dirigentes associativos das instituições académicas alertarem o problema. Contudo o não pagamento das bolsas de estudo permanece na Universidade do Porto. Actualmente o número de estudantes que esperam pelas bolsas de estudo é cerca de 8 mil, colocando vários estudantes em situações insustentáveis economicamente.
  No mês de Fevereiro de 2011 foram várias as revoltas do PSD perante o facto de o governo socialista estar atrasado face ao pagamento das bolsas de estudo. Na altura um deputado do PSD, Pedro Saraiva afirmou: “Todo o processo de redefinição do sistema de atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior, ao longo do ano 2010/2011, foi conduzido de forma desastrosa”. Tal forma desastrosa perdura mesmo com a actual governação
  Actualmente o impasse a que se assiste é alarmante, visto estar a colocar os jovens estudantes em situações de grade precariedade. Os custos de um curso de ensino superior, que de si são grandes, com o aumento generalista do custo de vida, tais como a redução da participação dos passes sociais para jovens estudantes, tornam o problema ainda mais gravoso.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!