quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tema do Mês: A reforma da Administração Local

A JS Marco de Canaveses introduz aqui um novo espaço no blogue: O Tema do Mês! Este espaço, como o nome indica, tratará de abordar um tema diferente a cada mês, através de um contributo semanal (2ª feira) de um convidado diferente. O Tema do Mês será definido de acordo com critérios de premência e actualidade.
Nesse sentido, o Tema do Mês de Fevereiro é a Reforma da Administração Local. Num mês em que foi aprovada em Conselho de Ministros (2 de Fevereiro) a resolução que dá, oficialmente, o tiro de partida para este processo, a JS Marco de Canaveses pretende expor um conjunto de contributos, construtivos e esclarecedores, mas sempre pessoais e próprios de cada autor.
Mais preponderante se torna a divulgação de informação relativa a esta temática no contexto do Marco de Canaveses, uma vez que este é um concelho onde o executivo municipal não cumpre, de forma clara, as suas funções e, mais que isso, obrigações, de informar os marcoenses e de os tornar parte integrante do processo. É incrivelmente redutor deixar de parte os marcoenses de um processo que irá ter consequências marcantes durante as décadas que virão! É lamentável que os marcoenses tenham que descobrir por linhas tortas, por amigos de amigos (o que leva a desinformação), se a sua freguesia se vai fundir ou não. Esperamos aqui deixar um contributo! Ficarão aqui algumas ideias próprias, algumas observações genéricas e ainda a visão do processo através de outros prismas regionais.


José Luís Carneiro é o actual Presidente da Câmara Municipal de Baião, é membro do Comité das Regiões da União Europeia e é ainda dirigente do Partido Socialista. É uma individualidade que tem demonstrado enorme conhecimento e capacidade crítica relativamente a esta matéria, espelhada ao longo de diversas conferências, debates e fóruns promovidos por instituições diversas como Universidades, Câmaras Municipais, etc. Um claro valor no que a esta Reforma concerne.


Tiago Barbosa Ribeiro é o actual Coordenador da estrutura concelhia da Juventude Socialista do Porto, desempenha funções ao nível de gestão de recursos humanos, inovação e internacionalização na empresa EFACEC. Tiago Barbosa Ribeiro tem também explanado o seu conhecimento por diversos debates pelo distrito do Porto, tendo contribuído para a clarificação do conteúdo existente no Documento Verde. Um amigo cujo conhecimento elevado e a perspectiva Portuense enriquecem este espaço.


Agostinho de Sousa Pinto é Professor Universitário no ISCAP (IPP) e na Universidade Católica de Braga, ex-vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e um especialista em sistemas de informação. Portador de uma visão mais centrada no nosso concelho, com maior discernimento na sua visão e conhecimento de causa, Agostinho Sousa Pinto certamente dará um dos mais importantes contributos para esta temática.

Ficam aqui apresentados os contribuidores deste Tema do Mês de Fevereiro. Estará muito em breve disponível o contributo de Miguel Teixeira Carneiro... Aguardamos da tau parte as questões, dúvidas e possíveis contributos para a temática!!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!