quarta-feira, 14 de março de 2012

Primavera política precisa-se

Há já largos meses que tenho esta intervenção de João Nogueira dos Santos, na conferência TEDx Lisboa, na gaveta, cheia de vontade de sair e saltar para a blogosfera marcoense... Al Gore e o balanço do jornal Público, 1 após a manifestação da geração à rasca, ajudaram-me a fazê-lo! Al Gore desafia os internautas a cumprirem uma Primavera Nerd, isto é, utilizarem "a ferramenta mais fantástica jamais inventada pelo homem para fazer o que está certo e corrigir a nossa democracia": a Internet. Gore propõe ainda a criação de canais de comunicação online para o debate democrática. Não podia estar mais de acordo!
Agora, o vídeo em questão: Adesão Massiva aos Partidos Políticos!



João Nogueira dos Santos acerta, quanto a mim, em cheio em vários pontos:

1. É necessário mudar a forma como nos relacionamos com a política: Em Portugal, apenas 0,6% da população participa no processo de escolha dos líderes partidários, nos EUA, essa percentagem é de 18%, nas primárias (o sistema eleitoral não é o mesmo, é, contudo, comparável); isto faz com que a nossa capacidade de decisão política se limite a votar, de 4 em 4 anos, em primeiro-ministro, em autarcas e no presidente da república, uma vez que os candidatos são definidos dentro dos partidos... Onde os PORTUGUESES NÃO ESTÃO! Um pequeno conjunto de portugueses define quem são os candidatos políticos, a restante maioria decide qual "dos males, o menor"! E uso esta expressão para referir ainda outra observação de João Nogueira Santos: Os anos dourados, como o orador refere, de 1985 a 2011 levaram a um esvaziamento dos partidos políticos, à ausência de renovação e à génese do pensamento de desresponsabilização dos portugueses e ao discurso anti-partidos! Tínhamos, APARENTEMENTE, tudo, ninguém se interessou pela gestão política dos destinos da nação/autarquia... Algo que exige enorme competência!! Perante isto...

2. Nada fazemos e somos parte do problema ou agimos e somos parte da solução: Nós temos um sistema de representatividade democrática que funciona quando posto em prática... Quero isto dizer que TEMOS DE ADERIR AOS PARTIDOS POLÍTICOS (OU CRIAR NOVOS) e neles participar, acrescentando as nossas CAPACIDADES, COMPETÊNCIAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES! Chega de SIM como um rebanho, chega de seguidismo cego, chega de anuir a tudo o que vem de cima... Tal como disse: os partidos não se renovaram e, com isso, a sua qualidade e credibilidade foi/está a ser posta em causa!! Cabe a nós restaurá-la! Mais uma vez te digo: JUNTA-TE A NÓS... O TEU CONTRIBUTO É ESSENCIAL, APENAS UM CONJUNTO DE PEQUENOS CONTRIBUTOS FAZ UMA ENORME DIFERENÇA! Temos de ser os agente da mudança... Servir a democracia, prestigiando-a, representando de forma digna, séria e competente os concidadãos que nos elegem!!! Por último, é essencial sublinhar:

3. Mito da falta de independência: MAS QUE RAIO!! Ao afiliares-te numa juventude partidária, num partido político, num movimento... Não vendes a tua alma ao diabo, não perdes (NÃO PODES PERDER) a tua essência, o teu juízo crítico e tua independência de pensamento!! Isso é um mito completo!! Junta-te a Nós e verás... Vem ser o que João Nogueira dos Santos refere de "militante 2.0": Ter uma vida profissional "fora da política", pensamento livre e independente, capacidade crítica e construtiva, ideias e exigência!! Isto é fazer MUITO + QUE POLÍTICA, tal como desenhamos o significado da palavra... Participa e não te refugies na desculpa do tempo: É UMA DESCULPA!! Dedicas 1h por mês, 1h por ano... O que quiseres, mas com MUITO POUCO, ACREDITA; PODES FAZER A DIFERENÇA!

Este texto saiu-me em grande cadência... Talvez pela premência que tenho em passar estas ideias! Escrito dias depois da notícia do jornal Público relativa à manifestação da geração à rasca... Parece algo desvanecido o ímpeto (por diversos motivos propõe o autor), mas nunca pode desaparecer... Mas numa coisa podes acreditar: NESTA JS, NA JS MARCO DE CANAVESES, QUEREMOS SERVIR A DEMOCRACIA, OS MARCOENSES E OS PORTUGUESES... Junta-te a Nós... Vem ser um MILITANTE 2.0 numa JS 2.0!!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!