sexta-feira, 30 de março de 2012

Estão a destruir o Marco de Canaveses. Queres lutar?

É com muita tristeza e que constato que, em 2012, o Marco de Canaveses está ainda mais isolado no seio do distrito. Este sábado há comemorações. Quero lá estar para saber o que vão comemorar. Hoje percebi o drama dos comboios e dos que todos os dias frequentam a linha Marco - Porto. 

A greve dos maquinistas dura há muito e promete continuar. A decisão prende-se por alegados processos disciplinares que a empresa quer aplicar aos maquinistas. No entanto, a situação parece não ser temporária. Entre os trabalhadores, há muito que se comenta, que se diz, que se ouve que as ligações entre Caíde e Marco de Canaveses são para terminar. Aproveitando-se do direito de greve dos maquinistas, a CP está a experimentar como seria a supressão parcial ou total destas ligações. A empresa de comboios deseja há muito ver-se livre de um serviço que todos os dias transporta centenas de marcoenses e aproveitar para se livrar também de alguns postos de trabalho que passariam a ser desnecessários.

Muito está em causa. No final desta sexta-feira, cheguei a Campanhã e perguntei se valia a pena tirar um bilhete até ao Marco, visto que as greves constantes têm diminuído significativamente as ligações. O funcionário informou-me que não sabem se vai haver ou não comboio (que seria em Caíde, cerca de 50 minutos depois). Compro um título até ao Marco e chego a Caíde e constato que não há ligação. No entanto, os que fazem a linha todos os dias já estavam precavidos, já trazem transporte particular até àquela estação e não esperam por um comboio que nunca virá.

Tudo poderia parecer um dia normal de greve, a não ser os seguintes factos: Dura há mais de um mês; promete continuar; não é anunciada a supressão dos comboios (como se já não existissem); para termos informações temos de nos deslocar ao gabinete do chefe de estação; a CP não devolve o dinheiro do bilhete até ao Marco; são muitas as dezenas de marcoenses que ficam em Caíde à procura de uma saída...  

Segundo informações de vários funcionários da CP, a empresa prepara-se mesmo para reduzir ao máximo ou simplesmente suprimir as ligações entre o nosso concelho e aquela estação, que passaria a ser a estação terminal daquela linha dos urbanos do Porto. 

Constatei hoje também a indiferença e o comodismo de muitos marcoenses. Notei que a maioria prefere discutir com os funcionários que não têm qualquer responsabilidade e acomodar-se, mudando as suas rotinas e acabando por ceder à vontade economicista da empresa. 

Se queremos que o Marco de Canaveses continue com ligações aos urbanos ou a tão prometida eletrificação teremos de lutar. E a luta já esteve mais longe. Nestes momentos, temos de nos unir e mostrar-nos fortes. Não deixaremos que continuem a isolar o Marco de Canaveses, a destruir um concelho já debilitado e a morrer, pouco a pouco, nos últimos anos. 

Espero estar errado, mas é cada vez mais uma certeza. 

4 comentários :

  1. Gostava de saber por que continuam a chatiar sempre com o mesmo assunto. Isto dos comboios é uma treta, só pra tirar a atençao do q é importante .
    No marco há muito mais coisas pra fazer do que isso. Trabalhem mas é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe de se armar em inocente Joaquim pinto!
      vê se tira o cu da cama as 5 da manha e vai uma semana acompanhar essas ligações para ver se percebe o que se passa aqui . Abra os olhos para o que é a realidade !
      Só lhe resta dizer que é mais importante as obras que vão fazer no centro da cidade do que a linha de comboio. Enfim, é triste ver esta situação mas é ainda mais ver marcoenses a pensar como você .

      Eliminar
    2. Cara Bebiana,
      nao seja mal educada. Eu tenho a minha opiniao, voce tem a sua. Não temos de ser mal educados so porque nao temos a mesma visao das coisas.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Caro Joaquim Pinto
      Mal educada ?! Já parou um pouco para pensar no que tem vindo aqui dizer sobre esta situação?
      eu tenho a certeza da minha opinião porque infelizmente acompanho este mês de greve e sofro com a sua existência sei do que se passa diariamente e as influencias que isto tem para o dia a dia das pessoas.
      Lembre-se da realidade do pais , gasolina sobe quase todas as semanas e esta situação mexe nos orçamentos familiares nem todos podem pagar mais para ir num mais caro ou deslocarem se a outras estações, sabe quanto pago de passe ?! 69 euros acha pouco já?! se nos tiram os comboios regionais esse valor vai ser ainda mais elevado ! perceba que o que estava aqui em causa não é só a electrificação da linha mas sim a permanência dos comboios regionais !
      eu fui mal educada porque lhe falei de uma realidade , e você o que foi?! que esta contra esta juventude e ainda os manda trabalhar !? eles também tem vida própria e nunca se deixam de preocupar com a sua cidade.
      e você?! tem feito muito mais pelo Marco!? Se tem, peço desculpa por não associar o seu nome a nada e desde já os meus parabéns pela sua bela opinião.

      Eliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!