quarta-feira, 7 de março de 2012

Criar para Vencer por Bruno Pinto


Ninguém dúvida que se vivem tempos difíceis, altura em que temos que nos transcender para conseguirmos sobressair numa sociedade concorrencial, onde as notícias de novos desempregados, falências de empresas e fenómenos migratórios assombram o quotidiano e atrofiam os planos de um futuro seguro e próspero de um país feito de injustiças.  Mas sabendo isso tudo, o que podemos nós esperar do futuro?

Aqui é que está o grande segredo, hoje não podemos esperar pelo futuro, o amanhã está aí a porta e a informação corre a uma velocidade estonteante. Esperar que alguém tenha a solução para o nosso futuro já não funciona, seremos mais uns à espera de um amanhã que nunca chega, de um estado que resolva os nossos problemas, de um patrão que numa lotaria de escolhas nos dê uma oportunidade...

O mundo mudou, novas ferramentas, métodos de trabalho, negócios e oportunidades apareceram. Os telejornais repletos de falências teimam em mostrar um Portugal do passado, o Portugal do futuro é próspero, repleto de ideias e modelos de negócio inovadores, criados daqui para o mundo, uma Renova, uma Dreambooks, ou uma Critical Software (todas elas marcas nacionais) não têm lugar em meios de comunicação que ainda estão virados para o ontem, teimando em manter as suas costas voltadas para o amanhã.

É verdade que temos um governo que não tem investido em medidas capazes de promover o crescimento económico, e por estas e por outras,  é hora de seguirmos o nosso caminho, criarmos e deixarmos uma marca que é nossa, e não uma que é imposta por alguém. Blogs, redes sociais e sites são algumas das plataformas que podemos utilizar para que as coisas dêem certo. Os profissionais devem comportar-se como tal, criar valor todos os dias, lutar, defender a marca que representam, e acima de tudo, esquecer um mundo de negócios padronizado, baseado num horário das 9h as 19h. Hoje todos os locais são óptimos para fortalecermos as nossas redes de contactos e vendermos o nosso negócio, seja em família, no futebol ou no café... A internet criou um mundo em que as distâncias são curtas, que funciona 24 horas em cada um dos 7 dias da semana e é nossa obrigação termos a capacidade de adaptação a esse mundo globalizado se queremos vingar num cenário que dizem de crise.

Paixão, inovação e muita crença são alguns dos segredos para acreditarmos que existe Futuro...
Para a semana

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!