quarta-feira, 28 de março de 2012

Dia Mundial do Teatro, um momento para reinvindicar

No dia de ontem comemorou-se o Dia Mundial do Teatro, no entanto em Portugal essa comemoração deu asas a uma reinvidicação junto à Assembleia da República convocada pelo Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual (CENA). A estrutura sindical referiu em comunicado: "No Dia Mundial do Teatro, não há, em Portugal, grande lugar a festejos. A displicência que este Governo mostra para com quem faz e vive das artes e da cultura foi mais uma vez evidente com o anúncio do corte de 100% nos apoios anuais e pontuais que a Direcção- Geral das Artes dava às estruturas artísticas."
Portugal assiste a um assassinato cultural levado a cabo pelo governo PSD/CDS. Portugal tem a capital Europeia da cultura (Guimarães 2012). Na sua abertura Cavaco Silva e Passos Coelho referiram na afirmação de Portugal no sector cultural mostrando os valores de um povo ao mundo.
Passos Coelho em Matosinhos afirmou "(...) é em  momentos como aquele que estamos a atravessar  que devemos misturar ainda mais as nossas vidas com as artes e com a cultura" (????) Como, sr. primeiro ministro? Cortar a 100% no investimento das artes cénicas é misturar a vida dos portugueses com a cultura?


Desde já alerto para a existência de um sindicato dos músicos, dos profissionais do espectáculo e do audiovisual (CENA). São instituições como estas que deverão ganhar expressão e voz perante o governo, salientando mais do que nunca a importância do investimento cultural.

                                                                         

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!