segunda-feira, 19 de março de 2012

Não podemos aceitar!

Nas últimas semanas temos assistido à paralisação quase total das ligações ferroviárias entre Caíde e Marco de Canaveses. 

Há mais de dez anos prometida, a eletrificação da Linha do Douro até Marco de Canaveses tem sido sucessivamente adiada. Numa altura de crise e desespero, em que a nossa região é particularmente atingida, são muitas as dezenas de marcoenses que todos os dias se deslocam para a capital de distrito através de comboio, seja para trabalhar, seja para estudar. No entanto, desde o início deste mês de março, temos assistido a um cenário de "greve" quase constante nos serviços de ligação urbana entre Caíde e Marco de Canaveses, deixando os utentes sem meios de transporte alternativos e a desesperarem por uma solução. 

A atitude da CP - comboios de Portugal, tem sido de menosprezo para com os utentes dos concelhos servidos por este ligação, que para além do Marco de Canaveses, serve também os concelhos de Amarante e Penafiel. Esta semana, a Comissão de utentes lançou um comunicado (abaixo), em que fez saber que a CP se prepara para terminar com as ligações urbanas (realizadas através de comboios do serviço regional) entre Caíde e o Marco de Canaveses, a partir de 1 de abril. 

Os marcoenses não poderão aceitar que, numa altura como a que enfrentamos, lhes retirem este serviço que, para muitos, é determinante nas deslocações diárias. A Juventude Socialista do Marco de Canaveses está e estará do lado dos utentes desta linha. Verifique-se ou não o que o comunicado refere, a situação de greve constante é um facto, e isso ninguém pode desmentir. 

Infelizmente, a empresa ferroviária portuguesa está apenas, e cada vez mais, ao serviço de alguns portugueses, desprezando e remetendo a números os restantes. 

A JS Marco apoiará as iniciativas contra tal atitude da CP, caso se verifique ser verdadeira, em acabar com estas ligações e prometemos não baixar os braços até que o projeto da eletrificação da via até ao Marco de Canaveses seja retomado. 

Por isso, qualquer iniciativa da CP no sentido de alterar para pior a situação já difícil de deslocação dos marcoenses será alvo de forte contestação e contará com a oposição firme da nossa estrutura. 


Comunicado da 'Comissão de Utentes da Zona Urbana da Linha do Douro (Núcleo do Marco)



3 comentários :

  1. Palhaços!! Vamos pra rua!!!

    ResponderEliminar
  2. É sem duvida indecente o que nós têm feito este mês, após efectuarmos o pagamento mensal entram em greve , ou seja, no dia 2 dão a informação que será até dia 16 e chega a esse dia prolongam até dia 31 e ainda têm a lata de vir falar de pagar a diferença a quem sem alternativa recorrem ao seguinte comboio inter regional e quem paga a diferença a quem tem que cumprir horários e se desloca a outra estação ?! ninguém...
    Pagamos 69€ por mês e vimos a constante supressão de comboios , será decente uma pessoa que trabalhe no Porto apanhe o comboio as 7 da manhã, a noite chegar a caide e só ter ,como já aconteceu, um comboio de ligação as 22:40?!
    Não podemos mesmo aceitar esta situação! está mais que na hora de unir forças e lutar contra esta situação.

    ResponderEliminar
  3. É exatamente a essa situação que nos referimos e que repudiamos. Obviamente, e enquanto não houver resultados concretos das negociações, nada pode ser feito.
    No entanto, as constantes greves sem justificação são mais do que motivo para protesto e de exigência de um melhor serviço. Se estas greves são um pré-anúncio de alguma outra coisa, isso não sabemos.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!