sexta-feira, 23 de março de 2012

Calibre

O calibre das coisas... O calibre, é uma forma de distinguir, de destrinçar, de categorizar e, por vezes, de aferir qualidade! A fruta do supermercado tem um calibre, o camarão que cozemos para aperitivo tem um calibre, as munições de armas têm diferentes calibres... Até as pessoas têm calibres diferentes!

Ontem, dia 22 de Março, foi, a meu ver, um dia extraordinário para os jovens marcoenses, um dia anormal, cuja regra da monotonia foi quebrada! Ontem o auditório municipal abriu as portas para receber oradores cujo calibre é, indubitavelmente, elevado. Oradores que não fizeram cócegas, mas que, disparados sobre uma plateia repleta, fizeram moça da séria e eletrizaram uma plateia que, não raras vezes, é difícil de lhe sentir o pulso sequer! O choque foi intenso...

Claro está que ter Miguel Lopes Gonçalves como orador seria sinónimo de dinâmica, impacto e assertividade! Mas foi mais... Bem mais! Miguel Lopes Gonçalves passou, de forma clara a ideia de que é preciso FAZER, LUTAR, "BATER PUNHO" para vencer! Fê-lo de uma forma extraordinária, como só ele o sabe fazer! Inesquecível... Um orador de referência nos mais elevados círculos profissionais e sociais, com uma proximidade desarmante perante uma juventude que está pouco habituada a ter referências nacionais, de forma gratuita, em carne e osso (e não sob a forma de pixel televisivo), a descarregar tamanha carga de eletricidade! O convite ficou feito: "apareçam no So Pitch"!! Eu subscrevo e proponho ainda: Empreendedores e inconformados do Marco de Canaveses RISE!! Tá na hora de mexer, de abanar as fundações do status quo instalado, de questionar o porquê e desbravar caminhos...

A Beatriz Casais teve a ingrata tarefa de se seguir ao Miguel Lopes Gonçalves... Porém, fê-lo galhardamente... Puxou das suas enormes qualidades de speaker e fez uma excelente ponte entre o que tinha sido dito por Miguel Gonçalves, entre o discurso mobilizador, e acrescentou-lhe substância, conhecimento e conteúdo prático: o marketing! Aprende a diferenciar-te da concorrência, aprende a utilizar todas as ferramentas (e quais as ferramentas) para construir o teu mercado e a tua imagem! Brilhante!

O Diogo Teixeira fez uma apresentação que conjugou o conteúdo da Beatriz Casais, o marketing explanado ao longo do percurso da LFM Corporate (mais especificamente da Dreambooks), com a força humana e o trabalho constantes que Miguel Gonçalves sugeriu, demonstrando que é possível, a partir do Marco de Canaveses - e mantendo o quartel-general no Marco de Canaveses - conquistar o mundo!! 80% é a quota de mercado da Dreambooks!! 80%! O Diogo providenciou ainda um testemunho pessoal de que o caminho para o sucesso não é, necessariamente, o mais óbvio e que TU és responsável por construir o teu!

O calibre... O calibre destas intervenções foi fantástico!! Assim como o calibre demonstrado pelo Engenheiro Almir Silva (Planeta Goal) e pelo Zé Luís (Café Trenó), ao deixarem o seu contributo para o propósito final da conferência: mobilizar os jovens marcoenses para a construção do seu futuro!! Aguardam-se agora repercursões deste evento... Certo de que as condições não são as mais faceis, mas certo também de que o querer prevalecerá perante a adversidade!!

Eu estive presente na conferência: testemunhei algo que, no Marco de Canaveses, não voltará a acontecer em tão breve período! Fantástica ainda a ideia da Dreambooks oferecer 2 estágios de verão às duas frases mais originais inspiradas na conferência... E concorrentes houve... MUITOS!!

Ao FACERE, os meus mais sinceros parabéns... Excelente iniciativa!!

Mas tudo isto para falar de calibre...
Pois, simultaneamente, estava a decorrer na Câmara Municipal, a Reunião Pública de Câmara! E o calibre... Enfim... O calibre é incomparavelmente menor! É entristecedor reparar a diferença de calibre entre duas salas tão próximas!!
Vários foram os ingredientes da Reunião Pública de Câmara... Mas, o melhor de todos, foi a intervenção do público... Que me escuso a comentar, pois almejo chegar, quem sabe um dia, ao calibre das pessoas que constituíram o painel de oradores da conferência Empreender: Construir o Futuro! O nível anda, tal como o da pluviosidade, baixo, baixinho... Pouco me interessam reações e opiniões (cada um é responsável apenas pela sua), apenas me interrogo acerca do propósito de intervenções destas... Construir não foi de certeza... o Futuro muito menos!!

Calibre... Por vezes pequena a distância, mas tão grande a diferença!

4 comentários :

  1. constatei o facto de que alguns dos jovens que estiveram na organização desta conferência estão também integrados numa organização política de jovens, do nosso concelho, o que me orgulhou pois vejo que no futuro o nosso concelho terá a gerir os seus destinos, pessoas com garra, com valor e muito melhor preparados que os actuais actores políticos. Os meus parabéns aos jovens do FACERE e à vossa organização por ter a capacidade de captar estes jovens

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel
    Uma pequeníssima chamada de atenção - "moça",no caso escrever-se-ia,"mossa".Estamos de acordo?
    Quanto a restante,simplesmente brilhante.Fui dos primeiros a acreditar no valor dos jovens da tal organização política de que fala o comentador José Silva.
    Eu acredito na juventude marcuense.

    Um abraço
    Miguel Fontes

    ResponderEliminar
  3. Inês de Moura Pinto24 de março de 2012 às 17:20

    Muito obrigada a todos os que, desde do primeiro momento, acreditaram nas nossas capacidades!
    Continuaremos a trabalhar para construir um FUTURO positivo para o nosso concelho.

    ResponderEliminar
  4. De facto, Miguel Fontes, a mossa é um erro clamoroso!!O valor desta juventude vai-se demonstrando no trabalho que desempenha, nas politiquices que não alimenta e no dia-a-dia, que se faz trabalhando e convivendo!!
    José Silva... É uma alegria, verdadeiramente, poder contar com jovens como a Inês e outros elementos que têm a audácia e, mais que isso, a capacidade para fazer o quer fizeram no dia 22 de Março!!
    Cumps

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!