domingo, 20 de novembro de 2011

JS + Perto de Ti: 19 de Novembro


Decorreu ontem, 19 de Novembro, a primeira jornada da iniciativa JS + Perto de Ti, que teve início logo pela manhã no Mercado Municipal de Alpendurada. O principal objectivo era o contacto próximo com as pessoas, principalmente os vendedores daquele mercado, para tentarmos apurar o grau de satisfação quanto às condições do espaço e a afluência ao mesmo. Após algumas conversas naquele local, concluiu-se que aquele mercado está aberto todos os dias, mas os vendores praticamente só aparecem aos fins de semana para venderem os seus produtos. Curiosamente e felizmente, ainda podemos encontrar no Mercado Municipal de Alpendurada produtos provenientes das hortas dos próprios vendedores, que são colhidos no próprio dia em que são postos à venda! Um privilégio, portanto... O que mais salta à vista naquele espaço é, de facto, o fraco movimento, que é comprovado pelo testemunho de alguns vendedores que afirmam mesmo que actualmente aquele mercado vive os seus piores dias desde a sua abertura. Efectivamente, existem várias bancas e outros espaços comerciais vazios. Seria importante e urgente dinamizar aquele local, com qualquer iniciativa que chamasse a atenção das pessoas, que as fizesse deslocar até ali.

O final da manhã foi já passado no Mercado Municipal do Marco. O intuito da visita foi o mesmo: auscultar as pessoas que ali trabalham e perceber o que pode e deve ser feito para melhorar o espaço. Neste local, os vendedores foram um pouco mais interventivos. Começaram desde logo por destacar que os preços para os lugares de venda praticamente triplicaram, o que será incomportável dado o decréscimo de vendas que se tem verificado. Além disso, referiram que o mercado municipal é um espaço esteticamente desagradável e pouco atractivo, tendo ainda suscitado questões de higiene. Outros aspectos relevantes foram mencionados, como a deslocalização relativamente ao "centro de comércio" da cidade (Avenida Avelino Ferreira Torres, etc), a dificuldade de estacionamento para quem quer ir fazer compras naquele mercado e a forte proximidade com uma grande superfície comercial. Inegável é a dificuldade que aqueles vendedores encontram em publicitar os seus produtos, normalmente sempre mais em conta do que os dos espaços comerciais de maior dimensão (contrariamente ao que se possa pensar e ao que nos querem fazer crer!).





A tarde levou-nos até à freguesia de Banho e Carvalhosa para uma breve visita sob a orientação do seu Presidente de Junta, o Sr. António Rocha. A JS Marco teve oportunidade de conhecer as instalações da sede de Junta, onde também decorrem as actividades do prolongamento escolar e que acolhe ainda a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social de Banho e Carvalhosa. A circunstância de estar situada num dos extremos do Concelho tem a vantagem de colocar esta freguesia a cerca de 15 minutos do centro da cidade do Marco, de Amarante ou mesmo Penafiel. Não deixa de ser caricato que este posicionamento faz com que certas zonas da freguesia acabem por ser "abençoadas" pela rede de abastecimento de água e saneamento do município de Amarante! Sim, existem pessoas de Banho e Carvalhosa que pagam as suas contas de água e saneamento ao concelho vizinho! Destaque-se ainda que a paisagem é fortemente marcada pelo verde, pela natureza e pela ruralidade. E que bem que sabe... Não há habitação que não disponha da sua pequena horta, mas também se encontram nesta freguesia áreas de cultivo de média dimensão, que se assumem como o "ganha pão" de muitos habitantes dali.




No final da jornada, a JS Marco tirou uma conclusão: nada melhor do que estar perto! Nada melhor do que ir ao encontro dos principais intervenientes e conhecer de perto a realidade! JS + Perto de Ti: venha a próxima!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!