sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ocidente: somos assim tão exemplares?

O fim da pena sumária é uma das grandes conquistas que os povos civilizados têm conseguido. Considero que nenhum Estado pode considerar-se efectivamente desenvolvido se admitir ainda a pena de morte. É certo que este castigo continua a vigorar em alguns locais do mundo, nomeadamente em alguns Estados de um país que se considera tão civilizado e desenvolvido (EUA), mas felizmente a grande maioria condena tal acto.
Todavia, não parece que este salto civilizacional e moral seja tão transversal como deveria. Deste modo, continuamos a assistir a actos não consentâneos com as regras e princípios estabelecidos e reconhecidos, e continuamos a ver o Ocidente(essa parte do mundo tão desenvolvida!) a pactuar de todas as formas. O exemplo mais recente é a situação da Líbia que culminou com a morte de Kadhafi, o homem que liderou aquele país durante 42 anos sob um clima de opressão e terror. Ao longo da vida do ditador, não raras foram as vezes em que os ocidentais condescenderam com o seu regime, apenas considerando Kadhafi como um excêntrico e nada mais. Ironicamente, hoje o Ocidente congratula-se com a sua morte, afirmando que é o início de um novo ciclo para a Líbia. Assim, apenas se constata a falta de coerência dos líderes ocidentais e a predominância de hipocrisia. Além disso, é lamentável a postura de regozijo em relação à morte do ditador: como podemos nós congratular-nos com o desaparecimento de um ser humano(mesmo tendo em conta todas as atrocidades que praticou ao longo da vida)? Mais: seria este o pior castigo para quem praticou actos tão desumanos? Na minha opinião, tal como aconteceu com Saddam, Kadhafi quase que acabou por morrer como um mártir, pelo que tenho dúvidas de que se tenha feito justiça verdadeiramente.

O Ocidente tem, realmente, muito a aprender e a melhorar! Terá de modificar a sua postura, que evidencia uma certa "superioidade" em relação aos outros povos, o que na verdade acaba por ser só uma aparência. Infelizmente, nós, ocidentais, ainda não somos tão exemplares como proclamamos e desejamos!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!