sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Canil/Gatil Intermunicipal


Na passada edição do Jornal A Verdade surge um destaque a uma série de infortúnios relacionados com um conjunto de cães sem lar nem onde pernoitar. Segundo o texto, diversos habitantes foram mordidos pelos cães. Outros habitantes preferiram tentar ajudar os animais, colocando-lhe alimentos e água para que estes não fiquem famintos. A Animarco surgiu na notícia, mas sem qualquer culpa no casório!! Em suma: o que se passou em São Nicolau é lamentável e evitável.
A JS Marco de Canaveses vislumbra (nada de novo) uma solução para situações como esta (frequentemente ocorrem por todo o concelho): Canil/Gatil. Uma infra-estrutura que permitisse albergar os animais vadios. Esta estrutura permitiria um controlo mais apertado e eficaz destes animais, o que, consequentemente, resultaria em maior qualidade de vida para os habitantes. Por outro lado iria possibilitar um maior conforto e dignidade aos animais, actualmente vadios, por um período de tempo.
Nada de novo!!! Contudo poderia tornar-se este projecto mais interessante e pertinente:

1. Canil/Gatil Intermunicipal: criar, desde a sua génese, uma estrutura que abrangesse os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Estes são concelhos "irmãos" e contíguos. Poderiam, em simultâneo, usufruir desta estrutura sem acréscimo de custos exacerbado para qualquer um destes concelhos.  De facto, é uma estrutura cuja viabilidade é aumentada quando aplicada à área referente aos 3 concelhos em questão.

2. Canil/Gatil Intermunicipal de estadia prolongada: os canis/gatis municipais têm o rótulo de serem corredores da morte para animais, uma última oportunidade de dar outro destino aos cães que não o abate. Para contrariar isto poderia ser criado um sistema rotativo de estadia prolongada: os cães/gatos passariam temporadas no canil/gatil enquanto existisse disponibilidade de espaço e condições para tal. Assim que se verificasse excesso de animais para as instalações faria-se uma rotatividade por casas de acolhimento temporário, onde os animais passariam temporadas, aguardando novos donos. Esta rotatividade seria ordenada e justa, passando pelo canil/gatil e pelas casas de acolhimento (voluntários), sendo possível retornar ao canil/gatil em caso de disponibilidade de espaço. Isto permitiria um prolongamento do tempo de vida do animal sem que se avolumasse demasiado o número de animais no canil/gatil.

3. Apoio veterinário: como moeda de troca pelo apoio ao canil/gatil Intermunicipal, o mesmo disponibilizaria um serviço veterinário aos voluntários que assim o desejassem para os seus próprios animais. Fazendo uso do apoio veterinário que um canil/gatil deve ter, seria possível apoiar quem apoia esta estrutura, criando verdadeiras relações de parceria e sinergia em Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

Para finalizar, a JS Marco de Canaveses queria deixar, desde já, um contributo para a causa: NÓS OFERECEMOS O PROJECTO DE CONSTRUÇÃO DO CANIL/GATIL INTERMUNICIPAL.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!