quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A Gaitada da Decadência - Um gosto a sucesso!




       Como Marco de Canaveses galopa nas sendas do progresso e das maravilhas da Civilização.
            O papa e a velocidade com que o TGV quase entra nas nossas vidas.
            “Grândola Vila Morena” de marca branca e a electrificação do Governo.


            Ora viva!, caro leitor amigo! Entra, senta-te, toma um café ou um whisky on the rocks. Serve-te à vontade!
            Esperamos que tenhas entrado em 2013 com os dois pés, pois se entraste com o direito irás ver a vida, não só no Parlamento como no quotidiano, desequilibrada, manca, torta, perdida. Que 2013 seja um bom ano para aqueles que sofrem. Paz a todos. Amor, Arte e Justiça. Verdade e Igualdade em doses universais.
            Pelo cão, leitor fiel! Há que tempos que nos não víamos! Como vais? Olha que 2013 começou da melhor maneira para os marcoenses, pois ouvi dizer que Marco de Canaveses é o 12º pior concelho do país para se viver! Hip Hip, Hurrah!
            Felizmente, não somos nem o pior de todos nem estamos na listas dos 10 piores, o que nos tranquiliza, pois, os primeiros 10 devem preocupar-se com o que andam a fazer, ou com o que não andam fazendo, enquanto Marco de Canaveses volta a romper estradas já rasgadas pelos esgotos mal construídos do centro da cidade. Que maravilha é o Progresso! Oh delícias da Civilização! Oh horrores do marasmo e da falta de condições! Como o Marco de Canaveses cresce e cresce e cresce! Enquanto a maioria esmagadora das freguesias não tem água canalizada nem saneamento público, o governo municipal gasta milhões em alcatifar o centro da cidade com magnólias e picaretas, com rosas e capacetes, com lírios e escavadoras! Enquanto a Europa abre a torneira e tem água canalizada, Marco de Canaveses abre as janelas para purificar o ar das imundícies que pairam em todo o canto. Blague!
 Bem diziam os nossos mestres, Antero e Eça, que a barbárie começava logo a seguir aos pirinéus franceses. Ainda mal, amigo leitor, ainda mal!
Mas fala-nos da tua vida, fiel, benévolo, amável leitor. Que tens feito? Por onde não tens gasto o dinheiro e o subsídio que um dia tiveste? Por onde tens repousado a tua fúria para com este Governo que não é o daqueles que amam Portugal? Pensa e fala sem receio da crítica da ideologiazinha, da cor da bandeira do partido. Lembra-te que inseguros andamos todos nós. Atrever-nos-íamos a dizer que todos temos medo. E acredito que nos dói, no fundo do que somos, Portugal. Dói-nos Portugal. Dói Muito. Mas que interessa tudo isto, se posso repousar com a perna alçada numa das varandas do centro da cidade e ver o Progresso a esburacar estradas, se podemos escutar o imberbe barulho das máquinas a puxar, através da luz eléctrica que ainda não existe em todas as casas do concelho, a Civilização das profundezas do húmus da nossa terra? Bem que podem puxar e puxar, pois Progresso e Civilização não vem pelas máquinas que puxam. O máximo que podem tirar de tanto puxar será um leque de máquinas estragadas. Ou merda. Mas nada disto tem importância. Não façamos nada e deixemos as obras continuarem pelo centro adiante, enquanto o resto do concelho se quiser esgotos que escave uma fossa ou um buraco no chão, se o resto do concelho quiser beber água, que a compre nos supermercados! O 12º pior concelho do país para se viver! Que orgulho o nosso! Acredito que também te sentes orgulhoso, leitor companheiro de viagens e de palavras. Queremos falar de tantos assuntos que até temos medo que nos cortem as palavras ou as ideias. É que entramos neste novo ano com um olhar diferente das coisas. Entramos com o nosso olhar, o olhar de quem parece só existir no papel, e, no entanto, vê a realidade como se ela fosse algo aterrorizante!
Do Vaticano chega-nos o badalar do sino branco do Vigário de Cristo, dizendo que vai renunciar. Porque será? Por causa dos escândalos que a WikiLeaks  revelou há um ano e expuseram a Igreja?;será por causa dos crimes de abuso sexual a menores?; será pela avançada idade do Patriarca? Será tudo isto ou nada disto? Não sabemos, leitor amigo, mas gostaríamos que pensasses nestas palavras e na Igreja. Será desta que temos um papa negro?
Bem, não queremos desrespeitar a fé de ninguém, simplesmente somos batedores da mofa e da sátira, em nome da Verdade e da Justiça. Lembra-te da nossa apresentação, e saberás que adormecemos quase tranquilos.
Parece-nos que desta vez nos mostramos mais. Quase parecemos ser de carne e sangue como tu, mas, apesar de tudo, somos de silêncio e palavras. Daí este nosso ar intimista nesta Gaitada que nem parece Gaitada. Já pensaram bem no título desta “crónica” ou coisa que o valha: “Gaitada da Decadência”. Mas onde é que vós vedes alguma Decadência neste bendito país, nesta bendita terra, nesta bendita cidade? Por vezes ouvimos o Povo interrompendo o Primeiro-Ministro daqueles que votaram nele a ser interrompido ao som da música dos cravos. Sim, que aquela música, “Grândola Vila Morena”, é feita de flores, de Esperança e Mudança! O povo cantou essa música de marca branca, dizemos marca branca porque é de todos, pois neste país, para o bem e para o mal, tudo é de marca branca, desde o significado belo do branco que está no povo quando pensa, até ao significado sombrio do branco que repousa na falta de lucidez daqueles que nos dizem governar, fantoches ou marretas? Ajuda-nos, leitor amigo, pois não sabemos se marretas, pelo tom americanado dos chefes, se europeus pela cor dos olhos sem expressão daqueles que pelo Norte deste continente arrotam ordens. Hoje nem parecemos nós! Que linguagem brejeira! 
Mas nem tudo são notícias. Também existem boas notícias, para alguns. Quem? O projecto TGV volta para as páginas do dia e para os olhos do hoje. Toda a gente logo a arrebitar o nariz pensando em emprego e dinheiro, mas parece que só vamos ter TGV para efeitos comerciais. Ainda bem! Sempre podemos usufruir dos excelentes comboios da linha do Douro ou até da linha do Tâmega, que circulam diariamente na sua linha nova e electrificada, como havia prometido o Governo anterior, como havia criticado a oposição que hoje é Governo por aqueles não cumprirem, por gaitarmos nós hoje pela falta de honestidade de uns e pela hipocrisia de outros. Electrificado, neste país, só quem Governa! Mas não te exaltes, leitor amigo, só escrevemos estas palavras, que de Verdade nada têm, porque não temos nada que fazer, e como o país está em óptimas mãos, como Marco de Canaveses é o 12º pior concelho do país para se viver não nos podemos queixar. Mas gaitemos!Sim, este nosso verbo: Gaitar. Que todos gaitemos sem medo, pois, como nós não temos nada que fazer, gaitamos por aqui e por ali. Esperemos que valha a pena. Esperemos que aceites as nossas palavras e mofas. Esperemos que não nos expulses, amigável leitor.
“Grândola, vila morena/ Terra da Fraternidade”, o país está em crise “O povo é quem mais ordena/ Dentro de ti ó cidade.”, temos de fazer sacrifícios em nome da pátria. Portugal há-de voltar aos mercados. “Dentro de ti ó cidade” O desemprego aumenta e a fome dança com as crianças pelas escolas. “O povo é quem mais ordena”.
Vamo-nos rir, ou cantar?


Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!