quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Política e os Portugueses

Episódios do dia-a-dia em que sinto no meu bolso (e no de todos)  as políticas concretizadas no Hemiciclo (esse lugar que não raras vezes me parece distante):
I. Acordo na Concertação Social: Este tópico está a ser prematuramente colocado neste rubrica, isto porque os Portugueses vão senti-lo apenas daqui a uns meses. Mas vão senti-lo!! É uma ofensa para os trabalhadores o que foi ontem acordado. Este acordo não serve em nada para garantir maior produtividade, apenas diminui o custo do trabalho (penaliza quem trabalha). Mais ainda: os empresários salientaram VEZES SEM CONTA que não é o custo do trabalho o principal factor de diminuição da produtividade. Existem aspectos que são, porventura, exagero (feriados, pontes, indemnizações... reconheço), mas tudo o resto é CRIMINOSO! Além da chicotada que é nas costas dos trabalhadores portugueses, pode ter ainda consequências negativas a nível orçamental! Este acordo põe de parte sacrifícios para as entidades patronais: apenas os trabalhadores pagam! De notar que Portugal recebeu, em média, cerca de 6M € por dia da UE para se colocar num outro patamar... e que esses 6M € diários não estão nas casas, nos carros e nos luxos dos trabalhadores! Tivéssemos nós uma classe gestora capaz, competente e eticamente consensual... E talvez não fosse necessário este golpe nos trabalhadores!

II. EN's cheias: Incrível o número de veículos de mercadorias, pequenos comerciais e automóveis ligeiros que tenho verificado nas estradas nacionais do Norte por onde tennho circulado (a saber, Porto, Maia, Braga, Barcelos, Guimarães, Vizela, Penafiel)!! Os volumes de trânsito nestas nacionais estão como nunca vi... E as (ex) SCUTS cada vez mais vazias!!
Vamos mudar isto ou quê?? Não é mais tempo de ficar no café a opinar ou no sofá a barafustar! Acção, intervenção e envolvimento é o que se exige!! Junta-te a nós... O Marco precisa, Portugal precisa de ti!
Porque, frequentemente, a política que ambiciono e projecto é muito distante da política praticada. Mas também porque a política é essencial para o quotidiano equilibrado de uma sociedade sustentável!!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!