quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DISTRIBUIDORAS Vs produtoras

Hoje ouvi um programa televisivo alertar para a falta de concorrência na distribuição em Portugal, não concorrência horizontal, mas sim o poder que as grandes cadeias de distribuição exercem sobre a produção.
É uma questão preocupante, pois numa altura em que as PME (algumas da área da distribuição) têm muita dificuldade no acesso ao crédito, juntar-se a isto os prazos incomportáveis de pagamento e as "margens esmagadas" que as distribuidoras impõem, faz com que o presente para as produtoras seja certo nas dificuldades e que o futuro seja incerto na continuidade das empresas.
Outra coisa é certa, as PME`s não têm balões de oxigénio, como as grandes empresas o que torna o abuso de poder por parte das distribuidoras, ainda mais nefasto.
Talvez seja hora do governo deixar de parte os interesses e a pressão dos grandes capitais e começar de facto a regular estes abusos de poder... ainda falta mudar muito na regulação da concorrência em Portugal(conluios, abuso de poder,gasolineiras, ...), mas isso fica para outro texto...

2 comentários :

  1. Nem mais... Como os interesses são tentadores! Ainda te recordas da grande investida que Sócrates começou contra as farmacêuticas... E em nada deu? Comprado, derrotado ou, simplesmente, inexoravelmente comprados? Este parece-me ser um desses casos em que a argumentação financeira é prepotente e manda mais nisto que o Governo! Todavia fiquei curioso com uma expressão de PPC na mensagem de Natal (odiosa por sinal): Democratização da Economia! Quererá isto dizer liberalização total e... Estamos daqui a uns tempos num buraco mais fundo ainda? Ou significará medidas e reformas que permitirão o acesso a capitais e oportunidades de mercado a todas as empresas? Temos de esperar para ver... Mas, a julgar pelo novo chairman da EDP, parece-me que a democratização vai ser alaranjada!

    ResponderEliminar
  2. Ao rever o texto, reparei que havia um erro, como é obvio quando me refiro às PMEs e digo que algumas são da area da distribuição, queria antes dizer que algumas PMEs são produtoras (como faz sentido tendo em conta o resto do texto).
    Desculpem pelo erro

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!