domingo, 15 de janeiro de 2012

A cultura vista do lado de lá

Afinal o que movimenta os países? O que fez com que se identificassem mais com uma coisa, do que com outra? A sua origem, a sua identidade afinal vieram de onde?
Parece-me que a palavra-chave resume-se apenas a "Cultura" - Uma palavrinha pequena, com enorme conteúdo. No entanto permitam-me dizer o seguinte: "A cultura tem vindo a ser menosprezada por algumas identidades que se julgam detentoras do destino, e chegando mesmo ao ponto de ser esquecida".

Além de saber que o governo acabou com o ministério da cultura, talvez por ser mais um fardo do que um prazer, fez com que o nosso país ande um pouco à deriva no seu espaço cultural.
Falando mais da nossa terrinha, Marco de Canaveses, verificamos precisamente esta agravante, a cultura torna-se demasiado complexa na cabeça de algumas pessoas, pelo que será mais fácil tomar o rumo do tradicional (festas essencialmente) e nada mais.

Poder mudar o rumo das coisas é um passo a ser tomado. Malta nova com ideias e projectos para entrar neste mundo da cultura certamente não irão faltar.
As pessoas certas estão lá apenas é necessário chegarmos até elas (ou elas até nós). Realizar debates, promover eventos, entre outras coisas será uma dessas alternativas para mudar o rumo das coisas.

Porque afinal um país de marinheiros como é o nosso tem muita coisa para ensinar,
Álvaro Machado

1 comentário :

  1. Estão aí algumas afirmações,Álvaro, que podemos e devemos colocar em prática!!! No Marco há talento, há qualidade e potencial para desenvolver!! Está também nas nossas mãos ajudar... As associações no Marco devem ter um papel d emaior relevância, temos de ajudar a dinamiza-las, assim como as iniciativas que demonstrem visão, qualidade e sustentabilidade! Há muito trabalho a ser feito nesta área!!

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!