quinta-feira, 14 de março de 2013

Política Avulso - Projetos Avulso

Projetos Avulso
Numa pequena visita pelo site da Camara deparamo-nos com uma panóplia de Projectos futuros, uns já executados outros prontos para execução.
Quem não conhecer a realidade do concelho poderá pensar que estaremos na presença de um executivo com visão de futuro que terá grandes e valiosas obras pensadas, mas após uma pequena pesquisa infelizmente deparei-me com o contrário.
Resumo da pesquisa.
 No decorrer desta pequena visita fiquei com a sensação que o site da câmara se teria tornado num site imobiliário, pois existem alguns projectos privados que estão a ser promovidos com pompa e circunstancia nos projectos de futuro desta autarquia.
 O que é que nós ganhamos com essa promoção?
Porque é que o projecto da Casa de Quintã ou o Projecto Douro - Carrapatelo estão no site e por exemplo a requalificação das Caldas de Canaveses não está?
Outro pormenor que reparei foi a quantidade de escolas que estão previstas para o Marco e curiosamente projectadas pelo mesmo gabinete?
Quem pagou isso, quanto custou, quem foi convidado a dar preço e por fim quem os convidou?
Quanto aos projectos de futuro há três deles que faço questão de falar: Centro Escolar de Fornos,  Centro Escolar de Soalhães e Biblioteca Municipal.
Os poucos conhecimentos de urbanismo que tenho fazem-me pensar se localizar uma escola num dos locais mais movimentados da cidade deverá a melhor solução. Onde estão previstos os estacionamentos para os utilizadores deste espaço? Os pais terão de deixar as crianças a cerca de 100 metros da entrada principal do edifício (no famoso Caminho do Lapoceiro),?Onde estão as vias de acesso a viaturas prioritárias (os bombeiros estão perto, mas mesmo assim existe legislação a cumprir)?
Para este são poucas as questões.
Se o executivo não tem nem nunca teve intenção de fazer esta obra, qual o porquê de comprar um terreno e fazer um projecto a preço de ouro?
Para quando?
Este é um daqueles processos que anda de gaveta em gaveta, mas que alguém se gaba de ter resgatado, mas na prática continua tudo igual.
Será que na biblioteca já existe um Código Civil ou uma Constituição da República Portuguesa atualizado?
Será este o futuro que se avizinha, quero acreditar que algo melhor se avizinha.

2 comentários :

  1. A data desses projectos explica alguma coisa?

    ResponderEliminar
  2. Poderá explicar, aliás era curioso ver quem deu autorização dos pagamentos. Mas o que é certo é que apesar de não serem para fazer é bom ter uma página cheia de projectos.

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!