domingo, 6 de maio de 2012

Tema do Mês - Maio: Política e Religião

Aí está o Tema do Mês de Maio: Política e Religião ou Religião e Política, como preferirem! Dando seguimento ao espaço Tema do Mês, trazemos em Maio quatro novos convidados com 4 diferentes perspetivas em torno da ligação (existente? Saudável? Divergente?) entre política e religião. Num primeiro momento, sendo absolutamente honesto, surgiu como um reflexo à afirmação "Ora bem, Maio é o mês de Maria". Daí, subitamente, cresceu para uma ideia sólida e bem fundamentada de uma associação interessante e deveras em voga nos dias que correm. Passando bem além do "mês de Maria", é, de facto, um assunto com amplo destaque na sociedade atual: a questão dos feriados e da sua supressão, a discussão em torno de questões como interrupção voluntária da gravidez, adoção por casais homossexuais, entre outras, são temáticas que conduzem à reflexão da influência da religião na política atual (nunca esquecendo o indelével impacto que a religião teve e tem na formação do nosso ADN cultural). Um recente estudo da Universidade Católica Portuguesa deixou mesmo evidente a evolução decrescente da prática religiosa e do número de fieis. Como tal, penso ser pertinente trazer este conjunto de convidados que podem fomentar o debate em torno da dicotomia política-religião.
Não se pretende considerar apenas a religião católica como a religião que merece o espaço de discussão do blogue, todavia, para a ocasião em questão, considerou-se como a religião mais relevante para o público-alvo almejado.
Podem esperar textos que refletem os conjuntos de vivências de cada um dos autores conjugados, de forma simbiótica, com as perspetivas concetuais e ideológicas que cada um transporta consigo.
Em suma, teremos um contributo que enveredará pela visão religiosa do socialismo - um contributo muito interessante do José Vieira; um outro que fará uma realista ponte entre a vida política e a vida associativa cristã de um jovem marcoense - Ricardo Soares; enriqueceremos o tema através do contributo de um "especialista" - Rui Teixeira, teólogo e professor de educação moral e religiosa católica; por fim, contaremos com a valiosa ajuda do Padre Manuel Fernando, para conferir uma abordagem mais experimentada e vivenciada da temática.
Aguardamos pelas vossas opiniões...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!