quinta-feira, 24 de maio de 2012

JS + Perto de Ti: AD Constance


Associação Desportiva Constance (AD Constance)

Ano de Fundação
1987
Presidente
Armando Pinto
Sede
Rua da Sortelha, Constance
Massa associativa
Aproximadamente 160
Instalações
Campo futebol 7, Campo futebol 5 (coberto), Balneários, Instalações columbofilia, Bar
Secções
Columbofilia, Tuna Sénior Santa Eulália Constance (TSSEC)
Parcerias
Special One, Câmara Municipal, Outras


No dia 5 de Maio a Juventude Socialista do Marco Canaveses (JS Marco) visitou a AD Constance, deslocando-se às suas instalações e procurando conhecer a realidade da mesma. Esta visita não é fruto, de todo, do acaso, esta visita tinha em vista conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta associação e que tem tido uma visibilidade considerável no nosso concelho, conferindo brio à atividade desta coletividade. A JS Marco pretende dar o seu contributo a este mesmo trabalho, projetando-o e difundindo-o tanto quanto possível, no sentido de aproximar todos os possíveis interessados em contribuir para o enriquecimento desportivo, cultural e associativo do Marco de Canaveses.
Esta visita inseriu-se no projeto "JS + Perto de Ti" que visa calcorrear a realidade marcoense, tratando-a por tu e fitando-a nos olhos de forma a melhor a conhecer e interpretar. Foi com este pensamento que nos deslocamos à sede da AD Constance e verificamos uma realidade muito interessante, repleta de ambição, dinâmica, organização e perseverança. Recebidos de forma muito amistosa e hospitaleira por Armando Pinto (Sr. Armando) e Pedro Pinto conhecemos as instalações da associação, a sua realidade, as suas atividades, parcerias e projetos. Deixamos aqui algumas observações recolhidas e alguns assuntos debatidos:
1. Tuna Sénior de Santa Eulália de Constance (TSSEC): uma das vertentes da AD Constance cuja vitalidade, dinâmica e organização são objeto de um grande louvor. De facto, numa realidade comum a tantas outras associações marcoenses, foi fantástico conhecer o percurso desta iniciativa. Possuidores de equipamento próprio - que foi sendo adquirido com recurso a atividades, candidaturas a apoios públicos e outras parcerias, milimetricamente organizado e meticulosamente cuidado, a TSSEC faz da sua realidade motor de trabalho e rentabiliza o mesmo (cedendo equipamento e serviço de som e luz para eventos). Ah, já agora: as caixas de armazenamento de equipamento são feitas pelos próprios membros da TSSEC (tal como mutos outros engenhos muito peculiares)! Este é um projeto que confere uma grande visibilidade à AD Constance, dada a sua repleta agenda de atividades (até ao fim de Agosto, os fim-de-semanas estão já praticamente todos os reservados). No próximo dia 2 de Junho haverá Cernata. A TSSEC é, no nosso entender, um exemplo de atividade, organização e ambição no tecido associativo marcoense. Os nossos sinceros parabéns aos seus elementos (especialmente ao Pedro Pinto pela enorme dedicação).

2. Secção de Columbofilia: A AD Constance tem uma secção de columbifilia que vários praticantes deste desporto (um dos mais praticados no país) vão dinamizando através de provas, criação de pombos e troca de experiências com outras coletividades columbófilas do país.

3. Equipamentos: Foi muito agradável constatar o asseio e excelente estado em que se encontram as instalações desta coletividade, desde o aspeto exterior ao espaço interior. Isto confere um valor acrescentado à associação e permte-lhe trabalhar parcerias que, de outra forma, possivelmente não existiriam. Paralelamente a este aspeto foi possível verificar que a AD Constance assumiu a mudança e concretizou alterações às suas instalações que a fizeram inovar e melhorar: transformaram o campo de futebol de 11 em dois campos de futebol de 7 e um recinto coberto, um claro sinal de adaptação e ambição.

4. Parceria Special One: Interessante também foi constatar a existência de uma parceria com o centro de atividades de tempo livre Special One que consiste numa escola de futebol dirigida aos mais pequenos. Esta pareceria permite uma aproximação do tecido associativo ao tecido empresarial promovendo a sua sustentabilidade e conatnte dinamização e renovação.

5. Recinto fechado - um pavilhão desejado: Por último queremos deixar uma ressalva ao projeto que a AD Constance tem em gaveta: o fecho do ringue (atualmente com cobertura) transformando-o em pavilhão multiusos. Esta estrutura permitiria a prática de desporto de forma mais confortável ao longo de todo o ano, além da possibilitação de melhores condições de sonorização e logística para eventos de índole cutural (atividades da TSSEC por exemplo). Tendo a candidatura a fundos públicos sido aprovada, resta angariar 30 mil € para que a empreitada se possa concretizar. A Câmara Municipal não dispõe, de momento, de recursos financeiros para tal, afirmou o Sr. Armando. Pena é que assim seja, as opções políticas foram tomadas noutro sentido, acrescentamos nós. Este projeto teve ainda um valioso contributo do gabinete de projetos e engenharia de Rui Valdoleiros. Esperemos que as condições, de alguma forma, se alterem para que este projeto avance.
Foi com um agradável convívio no Café Jardas em Constance que terminou a nossa visita à AD Constance. Ficou bem clara a capacidade de trabalho e a dinâmica que atualmente carateriza esta associação. Foi uma tarde de conhecimento, confraternização e, acima de tudo, aprendizagem. A JS Marco tem a agradecer a receção e hospitalidade demonstrada perante o nosso interesse.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!