segunda-feira, 8 de abril de 2013

Divagações por João Valdoleiros



Nas minhas divagações de homem velho, saudoso da sua infância, imaginem meus amigos, dei comigo a magicar com o popular espectáculo do circo.
Não, não fiquem preocupados aqueles que por mim têm alguma estima e consideração, que possa passar mal da minha saúde mental, ou ter sofrido de quaisquer tipos de alucinações.
Não, em definitivo que não.
Acontece apenas ter ficado siderado com a mudança de estatuto de certas personagens deste circo, que é a nossa política partidária – desde já recordo aos leitores sempre me definir como independente, daí que ...
Muitos, se não mesmo a totalidade de nós, rejubilava com a presença do circo (propriamente dito) nas nossas localidades, pois assistir aos seus espectáculos, era garantia dumas horas bem passadas, dumas gargalhadas honestas com as diatribes dos tradicionais palhaços, dum arregalar de olhos inocentes e incrédulos perante a coragem dos domadores de feras, ou mesmo dum arrepio de medo e susto com os artistas que arriscavam a sua vida nos trampolins colocados lá bem alto e, ou com os equilibristas no arame.
Quem diria, tantos anos depois, que teria a oportunidade de recordar os espectáculos circenses e os seus personagens, que tanta vez preencheram a minha imaginação de criança, recordações que têm apenas um senão, aliás bem desagradável.
O circo virou política e os seus atores dizem-se homens dedicados à causa pública, à ideologia que defendem como sua, enfim, acabei como o tolo no meio da ponte.
E logo me havia de acontecer a mim, que nesta idade já algo provecta, tinha idade para ter juízo e não achar piada àqueles, que sem jeito algum, pretendem substituir na minha memória os palhaços da minha infância. Sim, os palhaços, pois que de todas as figuras circenses, eram eles, que me deixavam sempre marcadas de modo indelével as suas palavras e atuações.
Mas “prontos”! Já lá dizia a minha santa Avó, olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.

Um abraço a todos
João Valdoleiros

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!