terça-feira, 20 de novembro de 2012

COMBOIOS: Quem acredita na ELETRIFICAÇÃO?

Foi através da Rádio Clube Penafiel (através de António Orlando) que soube que, mais uma vez, a eletrificação da linha ferroviária do Douro vai avançar. Esta afirmação é da responsabilidade de Rui Lopes Monteiro – presidente da REFER – e vem materializar aquilo que muitos marcoenses ( enão só) anseiam ouvir desde há muito tempo, mas... Será mesmo verdade?! Irá mesmo acontecer?
A verdade é uma: a responsabilidade do investimento na eletrificação da via férrea em questão é precisamente da REFER, uma vez que é esta a organização responsável pela gestão e valorização das estruturas de transporte ferroviário no nosso país. Claro está que o financiamento desta mesma empresa é da responsabilidade do Governo da República Portuguesa. Deste modo é fácil assumir que a obra avançará assim que haja vontade política por parte do governo para que esta seja uma prioridade de investimento. Mas, precisamente aqui é que reside o problema: no investimento.
Este é um conceito a que este governo pouco ou nada tem configurado forma material. As razões são diversas, todos sabemos, mas o investimento esse... É ZERO! Como tal... Custa-me imenso a crer que esta obra avançará no breve prazo. Mas desengane-se quem lê nestas palavras um regozijo pela não concretização desta empreitada. Nada mais errado! Avançando, eu serei um marcoense tão feliz quanto todos os outros... Independentemente das cores partidárias, o Marco Canaveses está a sofrer, de forma severa, com este atraso.
Teremos eletrificação em breve? Não creio, nada mesmo! Mais surpreso me deixou esta notícia quando observo o contexto em que ela surge. Quem utiliza e conhece a realidade da linha ferroviária entre o Marco Canaveses e o Porto sabe que esta notícia tem muito pouco de verdade! Ou não estivessemos nós perante uma ligação ferroviária cuja regularidade de serviço é assustadoramente baixa e cuja informação sobre horários de serviço é escassa. Os utilizadores da linha do Douro não sabem!
 
NÃO SABEM se o comboio estará lá pronto a arrancar!
NÃO SABEM se o comboio chegará a horas!
NÃO SABEM se o comboio que sai do Porto até Caíde encontrará ligação para o Marco Canaveses!
NÃO SABEM que bilhete deverão adquirir!
NÃO SABEM a que horas chegarão a casa!
NÃO SABEM se necessitam de pedir alguém que os vá buscas à estação!
NÃO SABEM se necessitam deslocar-se a Caíde para poder ir estudar/trabalhar/comparecer aos compromissos!
Os MARCOENSES NÃO SABEM: A Câmara Municipal não transmite qualquer informação, a CP assobia para o lado, empurrando de forma airosa a responsabilidade para o terreno dos maquinistas, os maquinistas apontam o dedo a uma CP que se recusa a alocar recursos humanos para esta linha...
Perante tudo isto, eu coloco ao leitor a mesma questão que se me assoma:
ACREDITA NA CONCRETIZAÇÃO EM BREVE DA ELETRIFICAÇÃO?
Desculpem-me se isto se assemelha a pessimismo (quem me conhece sabe que de pessimista tenho pouco), porém, da minha ótica, esta é apenas mais uma tirada vazia de sentido por parte de um responsável por esta degradante situação deste serviço público.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!