terça-feira, 18 de setembro de 2012

Novo Mapa Autárquico Proposto


Foi ontem proposto, tal como já era esperado, o novo mapa autárquico do Marco de Canaveses. Este mapa foi proposto por António Coutinho - presidente da Assembleia Municipal - aos elementos constituintes da comissão de trabalho da Reforma Administrativa, presidentes de Junta de Freguesia e movimentos civis.
A JS Marco Canaveses irá apresentar, a seu devido tempo, a reação a esta proposta, bem como a devida análise. De salientar, desde logo, a gestão absolutamente autocrata de todo este processo, onde a ausência de abertura e de sentido de serviço público têm imperado por parte do executivo municipal e do presidente da Assembleia Municipal.
 
Qual é a tua opinião relativamente a esta proposta?

3 comentários :

  1. Eu acho que seja qual for a proposta, nunca irá agradar a todos.
    O que importa é que esta medida tentará poupar-nos dinheiro. *-)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,
    Concordo contigo no 1º ponto: nunca sairão todos os marcoenses satisfeitos. Quanto ao 2º ponto, já estou em desacordo, uma vez que, por muitos freguesias que se aglomerassem muito dificilmente se iria poupar dinheiro. Esta reorganização devera, no meu entender, ter mais que ver com a capacitação do poder local nas freguesias, conferindo-lhe autonomia e, com isso, capacidade de ser mais que um pequeno lobby junto das Câmaras Municipais, procurando amealhar uns trocos para umas quantas obras. O que importa aqui é abrir as portas a um novo conjunto de atores políticos que queiram dar um impulso muito próprio às freguesias, dinamizando tecido empresarial e associativo, se possível.
    O número de freguesias não vou comentar agora, mas antes deixar para daqui a uns dias quando definirmos 1 posição... O centro da questão, quanto a este assunto, está não no número mas sim na qualidade que se pode obter com uma reorganização bem feita.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Miguel!
    Sim, também tens razão.
    Acho que devemos olhar para esta medida como uma boa maneira de dinamizar as freguesias pois, na minha opinião. não faz sentido tantas divisões que conduzem a uma maior burocracia nos investimentos e afins.
    Eu sou de Fornos e não me importo de ver esta freguesia alargada ou eu passar a viver "noutra". Só quero que o Marco se afirme como cidade para viver! ;)

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!