quinta-feira, 2 de abril de 2015

Tu Fazes Parte: um apelo à participação

22 de Abril de 2012 | Manifestação pela electrificação da linha do Douro | Estação do Marco
Explicar a preponderância da participação cívica activa de cada um torna-se uma tarefa particularmente difícil nos tempos actuais. Talvez por isso tenhamos escolhido a imagem da manifestação pela electrificação da Linha do Douro para ilustrar esta publicação e o apelo que lhe está inerente - não vão as palavras fugir e tal intento sair frustrado. 

Vivemos numa época em que o desemprego jovem é avassalador, em que a credibilidade dos políticos atinge "mínimos históricos", em que a justiça social não é mais do que utopia, em que a desmantelação do sistema nacional de saúde parece ser o caminho a seguir - mas, paradoxalmente, nada disto parece ser justificação suficiente para que, no mínimo, o inconformismo nos mova e nos faça cidadãos mais participativos. Ora, nos tempos que correm, deveria ser fácil tornarmo-nos civicamente activos, propensos para a reflexão, para o debate e consequente confrontação de ideias. Não é isso, contudo, que se verifica: a indiferença e um certo comodismo parecem levar a melhor. 

Apesar de tal diagnóstico, a JS Marco ainda não desistiu. Os jovens socialistas marcoenses prosseguem na sinalização de problemas e fragilidades do concelho e da região, mas não deixam de apontar vias alternativas e de apresentar propostas concretas. Nós, jovens socialistas, também sabemos apontar as virtudes e salientar os êxitos do concelho e da região, porque o que de bom existe deve ser destacado. A JS Marco quer, pois, prosseguir este caminho que tem trilhado, mas não quer, nem pode, fazê-lo isoladamente. Estamos conscientes de que este percurso deverá ser acompanhado de um envolvimento geral dos jovens (e dos menos jovens) e do desenvolvimento de uma consciência crítica, que então depois dê origem a posições vincadas e coerentes. Deste modo, continuamos a acreditar no valor inegável que o contributo de cada um pode ter na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Na verdade, é importante que cada um de nós não se demita de ser cidadão e que queira fazer parte da solução.

Este blog que hoje se inaugura pretende ser, então, uma forma (de entre várias possíveis) de contribuir para essa participação cívica activa tão urgente. Este espaço é nosso, mas é também vosso. É de quem quiser fazer parte. 

P.S: Após um prolongado interregno, a JS Marco volta à actividade na blogosfera. Fazemo-lo de uma forma renovada, mas com o mesmo espírito e postura que tentamos sempre imprimir nas nossas acções. 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!