terça-feira, 13 de agosto de 2013

Parque Fluvial do Tâmega em Ruínas







"O Parque Fluvial do Tâmega actualmente encontra-se num estado lastimável, uma obra em completa ruína. O Parque é uma obra fundamental para o aproveitamento dos recursos naturais e pela qualidade de vida que oferece a todos os Marcuenses. No entanto desde o início, o projecto pela forma como foi conduzido falhou. Não houve uma maturação necessária ou sequer uma estratégia para a criação de um projecto de arquitectura integrado na paisagem do Tâmega, criando sérias problemáticas que actualmente estão à vista de todos os marcuenses. Os Rios Tâmega e Douro, são recursos naturais que muito são elogiados nos discursos “secos” do presidente da câmara, Manuel Moreira, contudo a realidade não será bem esta. Ou pelo menos a dita importância dos Rios é mais uma vez um acto malabarista para eludir os marcuenses.

A Realidade é a seguinte:
-Em pleno parque fluvial são despejadas águas de esgoto sem qualquer tratamento. Um ataque para a saúde pública dos moradores e dos utilizadores do parque.
-A infraestrutura criada no Parque Fluvial não tem saneamento básico.
- As margens do Rio Tâmega não foram devidamente consolidadas, provocando assim, durante o inverno, pequenos deslizamentos de terra. Inclusive, alguns equipamentos de desporto encontram-se em zonas perigosas.
-Os sistemas de rega parecem estar inutilizados, pelo descuido actual da relva existente no Parque.
-O pavimento está muito desgastado.
-A envolvente do Parque Fluvial, como é o exemplo da Rua do Pisão em Sobretâmega, não tem qualquer passeio pedonal, e com um descuido total com as águas pluviais.
-Os acessos ao Parque Fluvial pela freguesia de Sobretâmega, poderá ser feito pela Travessa do Pisão, uma rua sem protecção nas bermas, completamente cheia de silvas e perigosa para os transeuntes que a utilizam, principalmente quem faz o percurso de carro, pois a Travessa nem sequer iluminação pública tem.
-Não foram construídos WC´s públicos.
-Inexistência de água potável para os usufruidores do Parque Fluvial.


Resumindo, os projectos dos últimos anos da Câmara Municipal, habituaram os munícipes a obras falhadas, perigosas para quem as utiliza e sem o mínimo de bom senso."



Pedro Leal

2 comentários :

  1. Já para nao falar numa fossa que não é despejada pela câmara municial há uns bons tempos e com este tempo quente não se pode andar fora de casa na rua Mira tâmega em vila boa de quires. uma vergonha, depois de feita queixa na câmara estiveram lá os "engenheiros" para averiguar e ficou na mesma!

    ResponderEliminar
  2. Meus caros, o parque fluvial devia e podia, no meu entender ser uma obra de referência no concelho do Marco de Canaveses.
    Contudo, apesar de centrnas de pessoas o frequentar não há qualquer interesse em manter esse parque em boas condições. prova disso, é que esta Junta de Freguesia, tem o que nenhuma outra do concelho tem (critérios de exclusividade, sabe-se lá porquê!!!) dois cantoneiros/jardineiros adestritos só ao parque fluvial. Todos os dias 8h/dia. Não dá para acreditar, não é? Mas que raio de Junta de Freguesia é essa que não acompanha nem controla este serviço, gratuito por parte da autarquia marcoense. O que falha aqui? pelo menos na limpeza falham. os restantes itens apontados, só demonstram quão vazio é o discurso do Sr.presidente quando refere a importãncia do turismo e dos rios.. quão inócua é politica na área do turismo no concelho.

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!