quinta-feira, 11 de julho de 2013

Grande Corrida de Touros vs Falta de Verbas para Animais Abandonados



     O Marco de Canaveses vê mais uma vez as corridas de touros fazerem parte do programa das festas concelhias.
   Com alguma curiosidade, tentei descobrir o porquê da existência de tal evento no programa das festas. Socorri-me do panfleto (INFOMAIL), tentando discorrer alguma resposta concreta para tal evento. Na mensagem do Sr. Presidente, as festas do Marco são apresentadas como:  “renovadas”, “acolhedoras”, “acessíveis” e vangloriando-se como sendo “ (…) de modernidade e de encontro com o futuro”.
Isoladamente, as touradas em nada promovem a renovação do concelho, ou sequer aproximam o Marco do futuro. É um evento que em nada faz parte do património histórico do concelho e pela sua natureza não deveria sequer fazer parte de um concelho que diz querer ser moderno ao encontro do futuro. Por isto, nem o presidente da Câmara justifica o evento nem, à partida, é um acto justificável.

   Continuando, a cidade, a não garantir maioritariamente a assistência a animais abandonados, ajudando deficitariamente associações que cumprem o papel de protegerem os animais. E mais, os rios e paisagens naturais que são apregoados como pontos positivos, são estes mesmos pontos que não são defendidos.  Veja-se o rio Tâmega que continua a ter águas de esgoto sem qualquer tipo de tratamento.
    Mas para a existência de touradas, a câmara parece assegurar o evento que tem um custo para todos os marcoenses, mesmo para aqueles que não defendem tal evento. E sendo justificado como aproximando e renovando as festas concelhias e promovendo a luxúria natural marcoense.

   A Câmara Municipal pode e deve mostrar que errou e por isso retirar do programa tal evento, e promover realmente as gentes, tradições e paisagens naturais marcoenses sem o recurso forçado a uma tourada que em nada é identificada com a personalidade marcoense, a não ser para um executivo camarário que parece não saber nem reconhecer as reais tradições do Marco.
   
  A câmara se quer se coerente, então que apresente publicamente os custos que tem com aluguer e montagem da praça de touros, os custos referentes ao staff e os custos da vida animal envolvidos neste acto de pura má-fé. E ao lado de todos estes custos, refira publicamente quanto gasta pelos animais abandonados do concelho e pela defesa e protecção da fauna e flora marcoense.

4 comentários :

  1. E quanto custou tal evento à câmara?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PENSO EU DE QUE!!! QUEM ESTA A ORGANIZAR A TOURADA É A ACRT, ACHO EU OU ESTAREI ENGANADA?

      Eliminar
  2. Caro "Anónimo 1", o custo maior,inerente a esta corrida de touros,é realmente o facto de mancharem as festas do Marco pela negativa. Os outros custos para assegurarem o evento, esses não são públicos infelizmente.
    As festas do Marco são manchadas pelo recurso a um acto bárbaro, e que nem sequer faz parte das tradições marcoenses o que torna o acto ainda mais flagrante de ser condenado e inviabilizado.


    Caro "Anónimo 2", o evento das "Grande Corrida de Touros" está apresentado no INFOMAIL do programa das festas do Marco 2013. E mais, o único organizador que se apresenta é justamente a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, o resto das entidades apresentadas são ou patrocínios ou parceiras feitas pela autarquia. Mas existe UM e apenas UM ORGANIZADOR, que neste caso é a CÂMARA MUNICIPAL.

    ResponderEliminar
  3. Concordo inteiramente com a divagação de Pedro Leal.
    A Tourada nunca foi e nem nunca será associada à cultura do Marco de Canaveses, sendo que os gastos inerentes a esse evento poderiam ser direccionados para uma associação que fizesse algo de positivo pelo nosso concelho (ANIMAIS, AMBIENTE, DESPORTO...).
    Com tantas tradições no nosso concelho que merecem ser lembradas nas festas do Marco, o Manuel Moreira lembrou-se do sacrifício dos TOUROS. Talvez a tourada para ele tenha qualquer significado...a supremacia dos que se dizem fortes sobre aqueles que são fracos...

    ResponderEliminar

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!