segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude do mandato 2013-2017

Teve lugar na passada quinta-feira, dia 6 de Fevereiro, a primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) no mandato de 2013-2017. A JS Marco fez-se representar por Tiago Moreira, membro do secretariado e coordenador adjunto da estrutura.

Esta primeira reunião teve como principal propósito a instalação do CMJ, tendo tomado posse os vários membros das instituições com lugar naquele órgão (Associação Palco de Inovação, a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Marco de Canaveses, o grupo de Escoteiros, a Associação Special One,as juventudes partidárias concelhias – JSD, JCP e JS -, bem como os representantes dos grupos municipais na Assembleia Municipal). Além disso, foi ainda concedido o estatuto de observadores permanentes ao Ginásio Clube de Alpendorada (GCA) e ao grupo de jovens de Constance (MENDAP).

Naquela reunião foram eleitos os secretários da mesa do CMJ, Luís Vasconcelos (Palco de Inovação) e Joana Lopes (Escoteiros), que passam a auxiliar o Presidente de Câmara na condução dos trabalhos deste órgão. Foi também aprovado o regimento interno que passará a regular o funcionamento do CMJ.

Tiago Moreira, que representou a JS Marco, teve oportunidade de alertar para a importância de uma postura mais ativa por parte dos elementos do CMJ, traduzida na apresentação de propostas e sugestões, não se limitando as reuniões deste órgão à apresentação das iniciativas municipais realizadas na área da juventude.

Ana Moura Pinto, que também marcou presença na reunião na condição de representante do grupo socialista da Assembleia Municipal, sugeriu que algumas das reuniões fossem rotativas, abarcando várias zonas do concelho, tendo ainda sugerido a sua abertura ao público em geral, mediante o estabelecimento de algumas regras. A representante do grupo socialista na Assembleia Municipal alertou ainda para a importância de o CMJ se pronunciar sobre as linhas de orientação geral das políticas de juventude, principalmente através da emissão do parecer obrigatório acerca do plano de actividades e orçamento municipais.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por partilhares a tua opinião connosco!