Mostrar mensagens com a etiqueta Comissão Utentes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comissão Utentes. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

COMBOIOS: Balanço reunião Comissão Utentes com a CP

 
Como não podia deixar de ser, a JS Marco Canaveses acompanha e dá conta das novidades e avanços/recuos que a situação dos transportes ferroviários marcoenses vai conhecendo. Sublinhamos que esta é uma luta que está muito longe de estar ganha e um desfecho positivo para populção marcoense está distante, ao contrário do que alguns atores políticos têm procurado fazer crer.
Assim sendo, deixamos as seguintes notas acerca da reunião da Comissão de Utentes com a CP, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal - Manuel Moreira - e o Vice-Presidente - José Mota:
 
1. A CP mantém a narrativa de que as supressões (MASSIVAS) que se têm verificado estão relacionadas com a greve dos maquinistas. Argumento absolutamente falso e prontamente desmentido pela Comissão de Utentes que revelou à empresa uma resposta do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) dando conta da indisponibilidade de material circulante (comboios) para trabalhar. Perante isto a CP argumentou que a rotação de material e as avarias impedem o cumprimento do serviço estipulado. (TAL COMO A COMISSÃO DE UTENTES ASSINALOU - PALAVRAS COM AS QUAIS CONCORDAMOS: DESCULPAS EM QUE NIGUÉM ACREDITA!).
 
2. De acordo com este cenário a Comissão de Utentes propôs à CP a possibilidade de utilização dos comboios Interregionais ao preço dos urbanos. (NOTA: ESTA POSSIBILIDADE NÃO SATISFAZ AS NECESSIDADES DE MOBILIDADE DOS MARCOENSES POIS O NÚMERO DE LIGAÇÕES INTERREGIONAIS É REDUZIDO).
 
3. Quanto à eletrificação, a CP desviou toda e qualquer responsabilidade para a REFER (OS MARCOENSES ESTÃO JÁ NO MEIO DO JOGO DO EMPURRA!).
 
4. A Comissão de Utentes já pediu entretanto uma reunião com caráter de urgência à REFER, de forma a diligenciar o mais depressa possível no sentido de assegurar a eletrificação da linha ferroviária (QUE ALGUÉM JÁ DISSE ESTAR ASSEGURADA!).
 
5. A Comissão de Utentes demonstrou a sua indignação perante a CP e fará o mesmo perante a REFER, asseverando que caso seja necessário haverá lugar a novas manifestações.
 
A concelhia do Marco de Canaveses da JS estará tão próxima quanto possível dos avanços que ocorram na problemática dos transportes ferroviários. Sublinhamos, novamente, a nossa completa disponibilidade para ser um elemento ativo neste processo que pode apenas etrminar de uma forma: COM A ELETRIFICAÇÃO FERROVIÁRIA E EXTENSÃO DE TODAS AS LIGAÇÕES DE CAÍDE ATÉ AO MARCO DE CANAVESES.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Comboios: O MARCO CONTINUA EM RISCO



A JS Marco Canaveses esteve presente na reunião da Comissão de Utentes da Linha do Douro na passada 6ª feira – 28 Setembro – com a população marcoense. Na ocasião a Comissão de Utentes abordou alguns pontos pertinentes e que se passam e enumerar abaixo:
  • Relativamente às supressões dos últimos meses (desde meados de Maio): CP alega que supressões acontecem devido à greve dos maquinistas; a Comissão de Utentes contradiz esta informação, afirmando que os maquinistas são desviados pela própria empresa para outros comboios. Estará a CP a preparar o terreno para o siolamento do Marco de Canaveses?
  • Vai haver reunião com a CP, com data a definir, de acordo com disponibilidade da Câmara Municipal; Estava já agendada uma reunião para dia 10 de Outubro que, devido à impossibilidade de agenda da Câmara Munipal, será adiada, uma vez que a Comissão entende ser importante a presença do Executivo.
  • A Comissão de Utentes lançou um forte apelo à participação popular, atribuindo, para o sucesso desta luta, especial importância a este elemento.
  • PRINCIPAL CONCLUSÃO DA REUNIÃO : Depois da referida reunião com a CP (que deverá acontecer a partir de 15 de Outubro), analisar-se-á novamente a situação e ponderar-se-á uma nova manifestação, nos mesmos moldes da manif de Abril.
  • Além do ponto de situação da Linha do Douro, a greve desta semana (1 a 4 de Outubro) também foi abordada. É dado adquirido que a greve terá uma forte adesão e que, por isso, será reduzido o número de comboios - apenas um de manhã (por volta das 7h) e mais dois ao final do dia (17.30h e 19.30h). Esta greve é a nível nacional e estão assegurados os serviços mínimos. Entretanto, outras fontes da CP, adiantaram que não é seguro que exista qualquer ligação ferroviária ao Marco de Canaveses.
A JS Marco está, como sempre esteve, do lado dos Marcoenses e acompanhará esta situação, nunca poupando esforços em prol da melçhor solução possível. A mobilização de todos nós é essencial para que esta não seja uma causa condenada ao insucesso... JUNTOS VENCEREMOS!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comboios: Reunião da Comissão de Utentes

Na continuação do trabalho que a JS Marco tem desenvolvido no sentido de acompanhar a situação referente aos transportes ferroviários no nosso concelho, vimos dar conhecimento da reunião que a Comissão de Utentes irá realizar na próxima 6ª feira, dia 28, pelas 21h no auditório municipal Prof. Emília Monteiro (junto à Câmara Municipal). Esta reunião é dirigida a toda a população, em especial aos utilizadores deste meio de transporte, e incidirá sobre a problemática que se tem vindo a verificar no que às ligações ferroviárias concerne.
De facto, tal como a JS Marco Canaveses tem vindo a apurar de há umas semanas a esta parte, têm-se verificado frequentes supressões de ligações ferroviárias, nomeadamente entre Caíde e o Marco de Canaveses. Têm sido constantes os relatos que nos têm chegado de ligações que não são efetuadas sem que seja apresentada qualquer justificação ou seja feito qualquer tipo de compensação.
Os Marcoenses têm sofrido muito com esta situação que teima em não se resolver e, particularmente os jovens estudantes e os trabalhadores, têm-se visto a braços com um serviço intermitente e ineficaz. Será pertinente questionar quais as motivações destes sucedidos, bem como fazer a CP e a REFER notar que este assunto não está esquecido e muito menos encerrado.
Os Marcoenses merecem muito melhor!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comboios: Supressões devido a greves - Reclamações precisam-se


No contexto de trabalho constante de acompanhamento da realidade marcoense que a JS Marco de Canaveses concretiza podemos obter por parte da Comissão de Utentes informações atualizadas relativas à questão da eletrificação da linha ferroviária até Marco de Canaveses. Como é sabido, principalmente pelos utilizadores da linha, têm acontecido algumas supressões de ligações de comboios, prejudicando os utentes das mesmas, uma vez que estas não são precedidas de aviso nem de reembolso por parte da empresa operadora: a CP.

À luz destes factos é importante deixar aqui o esclarecimento da Comissão de Utentes e ainda sublinhar o pedido de preenchimento de reclamações nos Livros de Reclamaçõs da CP (geralmente os funcionários propõem um formulário próprio da CP, no entanto aconselha-se o pedido explícito do Livro de Reclamações).

Como é do vosso cohecimento nestes ultimos tempos tem existido muitas supressões de comboios devido às greves que tem vindo a decorrer dos maquinistas e  revisores, e não devido a qualquer outra situação.

A comissão de utentes, apela a todos vós e pede para passarem a mensagem, para que reclamem no livro de reclamações da CP sempre que sejam suprimidos comboios ou existam grandes atrasos, pois é uma das formas que nos ajuda também nas nossas reclamações que temos vindo a fazer à CP.

A comissão de utentes já enviou um ofício no dia 6 de junho para a CP com conheciemnto da Câmara Municipal, dando conta da insatisfação dos utentes, a CP respondeu-nos mas a resposta que a CP nos deu nós não aceitamos, como tal respondemos com outro ofício no dia 28 de junho, estamos à espera de nova resposta.

Quanto à electrificação temos tido boas noticias  que apontam para a eletrificação da linha, a Refer esta a trabalhar no projeto e já anda pessoal na linha a também a fazer levantamento de algumas alterações que são necessarias, a comissão vai agendar uma reunião este mes com os utentes para dar conhecimento do ponto da situação actual.

Sem mais de momento,

Os meus respeitosos cumprimentos.

P'la Comisão de Utentes,


António Pereira

Podem acompanhar a luta dos marcoenses e ficar a par das mais recentes notícias relativas a este assunto através do grupo de Facebook: Pela Ligação Ferroviária

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O POVO faz toda a diferença III

As ligações ferroviárias para o Marco de Canaveses representam um serviço essencial ao desenvolvimento da nossa comunidade, ajudando a esbater diferenças entre o litoral do distrito, com índices de desenvolvimento superiores, e a zona mais interior do mesmo. Este serviço é, de facto, basilar, não apenas para a comunidade marcoense mas também para os concelhos circundantes, visto que esta representa uma oferta de mobilidade valiosa, sustentável e eficiente. É, aliás, surpreendente o argumento que a CP utiliza da inviabilidade financeira da ligação Marco - Caíde, uma vez que esta se verifica apenas porque a eletrificação da linha não foi ainda concretizada. Neste ponto em particular, não posso deixar de atribuir parte da culpa aos governos socialistas, uma vez que esta é uma promessa política que remonta já a 1997, não isentando, por isso, também os governos social-democratas. É importante, todavia, salientar um aspeto central nesta contenda marcoense: nunca o anterior governo [socialista] colocou em causa a ligação ferroviária urbana Marco - Caíde, ao contrário do que está, atualmente, em cima da mesa, pelo que não se compreende as injúrias sucessivamente concretizadas pelo atual executivo camarário e pelo PSD Marco.
Importa então clarificar alguns aspetos de todo este processo, de forma a situar os marcoenses, conferindo uma noção mais exata da matéria:

1. Está, neste momento, em negociação a alteração de algumas ligações, nomeadamente o ajuste de horários do serviço inter-regional, entre a CP e a Comissão de Utentes; as ligações que estão em estudo são as abaixo indicadas.


2. A CP propôs o usufruto dos comboios inter-regionais a tarifas urbanas, isto é, mais económicas, de forma a não prejudicar a população pela supressão e ajustamento das ligações atualmente existentes.

3. Deverão ser mantidas 90% das ligações Marco - Caíde, ou seja, serão suprimidas apenas 4 a 5 ligações, de acordo com o volume de utilização das mesmas, diminuindo, deste modo, o impacto negativo da medida;

4. Estes ajustes serão concretizados caso - ISTO É IMPORTANTE - seja assegurada a concretização da eletrificação da linha ferroviária até ao Marco de Canaveses. Quer isto dizer que o SERVIÇO APENAS SE MANTERÁ CASO O GOVERNO ASSUMA O COMPROMISSO DE ELETRIFICAR A LINHA FERROVIÁRIA.

5. Caso NÃO SEJA ASSUMIDO O COMPROMISSO DE ELETRIFICAÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA o serviço de ligação Marco - Caíde TERMINARÁ.

6. A decisão de eletrificar a ligação ferroviária Marco - Caíde é da competência da tutela das empresas CP e REFER (o investimento nas infra-estruturas deve ser feito pela REFER e não pela CP), assim sendo, a decisão cabe ao Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro (tal como já havia indicado aqui).


7. Este é o momento de aguardar pela decisão do governo relativamente a esta questão, tendo presente que foram reprovadas recomendações do PS e do BE para a eletrificação e aprovada a recomendação, no mesmo sentido, do PSD.

À luz destes factos, é perentório assumir que esta é uma luta que não foi ainda vencida. Os marcoenses conseguiram vencer a batalha da supressão das ligações ferroviárias, de forma temporária, uma vez que, caso não avance a eletrificação, essa vitória terá sido em vão. Não podemos dar a luta por vencida até estar concretizada a eletrificação. Os marcoenses não podem deixar este assunto cair no esquecimento, sob a ameaça de não o conseguirem, caso seja demasiado tarde, reavivar.

Aguardam-se mais desenvolvimentos acerca deste assunto, sendo certo que a JS Marco Canaveses dará conta de todos os avanços e novidades, partilhando com os marcoenses as informações que tão fulcrais são para o seu quotidiano. ESTIVEMOS, ESTAMOS E ESTAREMOS SEMPRE do lado dos marcoenses nesta e noutras lutas, por isso asseguro-vos... PODEM CONTAR COM A JS MARCO DE CANAVESES.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O POVO faz toda a diferença II





Não era própria a intenção de escrever este texto de modo segmentado (I, II e III), porém fi-lo, de forma a evitar qualquer indução de erro relativamente aos factos sucedidos nas semanas transatas, almejando somente enaltecer um pequeno-grande aspeto a ter em conta: com esta segunda parte quero deixar um pequeno tributo ao trabalho feito pelos fantásticos militantes da JS Marco de Canaveses. A estrutura concelhia da JS Marco esteve, como disse antes, desde o primeiro momento com a população marcoense (mesmo que, para alguns, o 1º momento seja 2010: sim estivemos com os marcoenses, fizemos TANTO quanto outras forças políticas fizeram nesse momento!).

Existiu, contudo, um momento de viragem da nossa ação: 15 de Abril de 2012. Se, antes, tínhamos acompanhado o desenrolar da situação, tínhamos dado a conhecer aos marcoenses a realidade que se desvendava (através do blogue, páginas e grupos nas redes sociais), tínhamos entrado em contacto com os intervenientes (Comissão de Utentes, CP, REFER e até deputados da Assembleia da República) alertando para a possibilidade da supressão das ligações, a partir desse dia a nossa ação tornou-se muito mais incisiva, concisa e pragmática. A JS Marco Canaveses sabia que os marcoenses teriam de sair à rua, teriam de mostrar toda a sua indignação e descontentamento perante uma hipótese que não deveria nunca ter sido colocada.

A JS Marco Canaveses fez então uso de todos os meios possíveis e impossíveis no sentido de mobilizar o máximo de marcoenses e não só para uma causa que ultrapassa, indubitavelmente, as fronteiras do município.

Fizemos uso intensivo das redes sociais (quantos de vocês não souberam do que se iria suceder através de comunicações da JS e dos seus membros?), criamos suportes de divulgação, tais como imagens, cartazes, banners, tarjas e ainda vídeos (todos estes elementos estão visíveis ao longo do texto). Esta face mais visível da nossa ação permitiu, na minha perspetiva, divulgar a manifestação de forma muito eficaz.

Por outro lado, concomitantemente, estava a ser desenvolvido um trabalho menos visível aos olhos dos munícipes: movimentações no sentido de assegurar a maior abrangência regional possível. Os resultados estavam à vista de todos: TODAS AS ESTRUTURAS CONCELHIAS DA JS PORTO ESTIVERAM COM OS MARCOENSES, marcando presença na manifestação; além disto, verificou-se ainda a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Baião e Amarante, demonstrando a solidariedade dos Socialistas para com o povo marcoense. Mais ainda, entramos em contacto com diversos autarcas marcoenses, procurando assegurar a sua presença na mesma manifestação (foi fantástico, neste particular aspeto, o contributo da Junta de Freguesia do Torrão: quem não escutou o grupo de bombos, liderados pelo Sr. Manuel Lopes?).

Foi, sem espaço para dúvidas, um trabalho intenso mas, olhando para trás, profícuo e, acima de tudo, justificado... Pois o Marco de Canaveses é uma causa bem maior que qualquer força partidária. Foram dias de suor, dias em que a cor partidária foi, inúmeras vezes, esquecida.


Foram muitos os marcoenses que reconheceram mérito ao trabalho desenvolvido pela JS Marco Canaveses pela causa ferroviária, conferindo algum brilho ao esforço por nós desenvolvido. Um muito obrigado pelas palavras!


Hilariante foi notar as expressões de desagrado de alguns, pouquíssimos (muito poucos mesmo), conterrâneos perante tamanha mobilização da JS Marco Canaveses. Tendo mobilizado mais de 70 camaradas para uma causa que não podia ser perdida, tendo demonstrado a força viva que esta estrutura é, tendo revelado que, quando é o Marco de Canaveses que está em risco, não há energias a poupar e contribuindo, deste modo, para o sucesso da manifestação marcoense... Foi deveras cómico (sempre fui fã de eufemismos) verificar o desagrado de outros! Não era o Marco de Canaveses que estava desagradado... Eram alguns!

Corro o risco, eu sei, de parecer querer glorificar o trabalho da JS Marco Canaveses... Não quero! Pretendo apenas salientar o trabalho que foi desenvolvido e as forças despendidas no sentido de mostrar que o Marco de Canaveses não estava disposto a perder esta batalha. Não quero, muito menos, fazer qualquer aproveitamento político do sucedido (menos aproveitamento político seria impossível, o dia teria sido propício para o fazer!)... Quero que estas sejam as letras de um simples OBRIGADO a todos que ajudaram nesta luta (que não está ainda terminada). Para terminar este capítulo, sublinhar apenas que, na minha ótica, aproveitamento político consiste em pouco ou nada fazer e, no momento certo, aparecer de mãos a abanar e nada para acrescentar à exceção de um "presente". Palavras leva-as o vento...

Continua... Para a 3ª e última parte.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O POVO faz toda a diferença


No passado dia 22 de Abril fiz parte de uma manifestação que, a meu ver, ficará marcada de forma indelével na história marcoense: foram mais de dois milhares de pessoas que, sem quaisquer reticências ou receios, demonstraram a sua insatisfação pela situação em que a CP preparava para colocar o município do Marco de Canaveses - a Imobilidade! Com efeito, devo subscrever as palavras do Tiago Moreira e afirmar, com todo o meu ser, que Abril está-nos no sangue!
Lado a lado com os meus conterrâneos, respirando da mesma revolta e inspirado pela mesma terra, o Marco de Canaveses, não houve lugar a dúvidas, segundas intenções ou agendas escondidas... o Marco de Canaveses estava acima de tudo. Muito acima! Foi deveras inolvidável aquele momento...
Agora, contudo, é momento de fazer um balanço de todo o processo, de toda a sequência de eventos que nos trouxe até ao dia 22 de Abril e, posteriormente, até ao (de momento) desfecho do dia 27 de Abril.


Desde meados de Março que a Juventude Socialista do Marco Canaveses (JS Marco) tem acompanhado os desenvolvimentos deste processo, dando conta das novidades, dos factos e das incidências diárias dos utentes do serviço ferroviário do Marco de Canaveses (podem ler-se aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Desde há mais de um mês que temos apontado baterias no sentido de procurar esclarecer os marcoenses acerca desta questão, aliás, a prova disso reside no incremento, notório, das visitas diárias ao nosso blogue. Os marcoenses procuraram junto da JS Marco novidades em torno da questão ferroviária. No sentido contrário, ao que tudo indicava, parecia seguir a Câmara Municipal que, tentativa após tentativa, negava a veracidade dos factos, excluía por completo essa hipótese. Hipótese essa que se veio a materializar: os marcoenses estavam prestes a ficar sem um serviço fulcral... E a Câmara Municipal desmentia. Até que não foi mais possível esconder a verdade... O Marco de Canaveses estava em risco, verdadeiro risco de ver apenas passar comboios interregionais, sendo sumprimidas 15 ligações regionais Marco - Caíde. Algo absolutamente inaceitável.
Um facto curioso que verifiquei na reunião da Comissão de Utentes com a população no dia 15 de Abril, foi a comunicação de Manuel Moreira de que as ligações ferroviárias estavam em risco desde o dia 1 de Março! Informação que apenas ele detinha e que corrobora a afirmação de que o executivo tentou ESCONDER esta hipótese dos marcoenses tanto quanto possível. Porém o mesmo Manuel Moreira arregaçou mangas, trabalhou em prol da população e fez os possíveis para que as ligações ferroviárias se mantivessem. Nessa mesma reunião de 15 de Abril foi definida a concentração/manifestação na Estação CP do Marco de Canaveses no dia 22 de Abril pelas 18h... Foi uma semana trabalhosa, plena de vontade, alma e suor sempre com o Marco de Canaveses em mente... Uma semana que culminou numa das maiores manifestações que o Marco de Canaveses já presenciou. Mas muito foi necessário para que assim fosse...

Continua... Em breve!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um dia agitado para o Marco

Hoje é dia de Assembleia Municipal (AM). Hoje é dia de reunião da comissão de utentes da linha do Douro com a população marcoense. As 20:30h foram a hora escolhida para ambas as sessões.

A população poderia dividir-se por ambas as sessões, acompanhando os momentos de decisão do nosso concelho, todavia não prevejo grande divisão: a população estará mais interessada em saber aquilo que a comissão de utentes terá para dizer, que as palavras que Manuel Moreira fará soar no salão nobre da câmara municipal.


Considero que hoje é mais uma importante data na luta dos marcoenses pela manutenção das ligações e eletrificação da linha ferroviária. Hoje ficaremos a saber (quem sabe ainda antes da reunião às 20:30h) qual será a ordem para o próximo domingo: estação CP novamente inundada de marcoenses, no caso de resposta negativa por parte da CP, ou descanso geral pela possibilidade, conquistada e merecida, de manutenção do serviço ferroviário. Confesso que, da minha parte, não tenho muitas dúvidas quanto ao meu paradeiro no próximo domingo, mas... A ver vamos! É muito importante que os marcoenses não deixem cair esta luta e não desistam desta causa... Pois a indiferença de todos será a nossa derrota. O Marco de Canaveses é capaz de vencer esta luta, é capaz de, unido, olhar nos olhos as gigantes CP e REFER e reclamar o que é seu por direito. Hoje saberemos mais avanços...

Quanto à AM, não quero alongar-me em demasia, não nesta ocasião. Porém, não consigo deixar de passar a mensagem de que Manuel Moreira (coadjuvado por António Coutinho) têm feito os possíveis por tornar este órgão cada vez menos popular, fechando, lenta e disfarçadamente, as portas do mesmo ao público. Sim, é verdade que o período de intervenção do público se realiza a horas minimamente decentes. Também é verdade que não tem havido qualquer objeção à participação do mesmo, contudo fica a questão: Para quê? Para que vai o público intervir se Manuel Moreira nada diz? Para que vai o público questionar se Manuel Moreira nada esclarece? Com efeito, estas sessões têm se tornado uma arena política, quase exclusivamente, dando tão pouco eco quanto possível aos partidos políticos nela presentes e conferindo um imenso "tempo de antena" a um presidente de câmara que pouco esclarece, omite aquilo que lhe é possível e, no fim de contas, se serve do próprio órgão para fazer a sua voz ouvir-se na sala e nos microfones da rádio... Não admira que os marcoenses se vão afastando da política.

Este assunto será melhor abordado numa próxima ocasião... Pois hoje é dia de reunião com a comissão de utentes. 20:30h na Casa do Povo de Fornos. Não faltes!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comboios: Reunião com a população

(fonte Rádio Clube Penafiel)

A última reunião da comissão de utentes da Linha do Douro com a população decorreu no passado domingo, no dia 15, pelas 20h, no auditório municipal prof. Emília Monteiro. Reunião da qual resultou a decisão da concentração no próximo domingo, dia 22 de Abril, pelas 18h, na Estação CP do Marco de Canaveses. Tendo estado presente, pretendo deixar aqui algumas notas acerca do que se passou na sessão em questão no sentido de informar todos os marcoenses que não puderam estar presentes.

A primeira constatação que fiz refere-se à elevada mobilização da população em torno desta questão: o auditório municipal esteve praticamente lotado, sobrando umas poucas cadeiras, dando um tom azulado ao fundo da sala. Na mesa estava a comissão de utentes, o presidente da câmara municipal e os presidentes de junta de freguesia mais diretamente afetados (Constance, Toutosa, Vila Caiz, Rio de Galinhas, Tabuado e Santo Isidoro - as minhas desculpas se me esqueço de alguém), aos quais se juntou depois o autarca de Fornos.

A comissão de utentes foi direta ao assunto, sintetizando a reunião decorrida na 6ª feira anterior com a representante da administração da CP, e chegando, de forma célere, às conclusões:
  • a CP propõe o fim das ligações Marco - Caíde - Marco;
  • a população deverá ser servida apenas pelas ligações interregionais;
  • supressão de 15 ligações Marco - Caíde - Marco (regionais, mantêm-se as ligações interregionais).
Foi assim, segundo Manuel Cardoso, da comissão de utentes, que a CP apresentou a sua proposta, junto com informações (ditas verdadeiras por parte da administradora) que sustentem a decisão:
  • ligações Marco - Caíde - Marco apresentam rendimento anual de 40 mil €;
  • ligações Marco - Caíde - Marco apresentam custos anuais de 760 mil €;
É importante referir que, segundo a proposta da CP, os primeiros marcoenses chegariam ao Porto apenas às 7:30h, ao passo que o último comboio a fazer ligação Marco de Canaveses partiria do Porto às 21:54h! Informação que gerou total inconformação por parte dos marcoenses. Isto é inadmissível!

A comissão de utentes rejeitou, perentoriamente, a proposta da CP. Propondo, por seu turno, a substituição dos chamados "camelos" que apresentam um consumo de combustível de cerca de 3L/km, por carruagens ALA que estão em desuso da antiga linha da Lousã, após remodelação, cujo consumo ronda os 1,3L/km. A comissão de utentes mostrou ainda alguma flexibilidade para, em casos muitos pontuais, optar pela supressão de ligações ferroviárias menos utilizadas.

Por seu turno, o presidente da câmara municipal, Manuel Moreira, apresentou-se como disponível para ir para a rua com os marcoenses, sublinhando a sua indignação e tristeza perante as propostas da CP. Por entre lamentos e ofensivas políticas, Manuel Moreira repetiu, até à exaustão, que está com os marcoenses.

Das intervenções do público e posterior interação surgiram alguns consensos e foram apresentadas algumas informações, das quais se destacam:
  • O primeiro objetivo da manifestação do próximo domingo é assegurar a manutenção das ligações Marco - Caíde - Marco (ainda que se possa abdicar de algumas ligações);
  • Irá ser estudado um ajustamento de horários, para que, com menos ligações, se sirva, com qualidade, a população;
  • A comissão de utentes revelou um documento oficial da CP, datado de 2004, onde constava a garantia de que a CP manteria as ligações Marco - Caíde enquanto não fosse concretizada a eletrificação da linha até ao nosso concelho;
  • Foi unânime o reconhecimento de que a tutela, isto é, o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, será o responsável pela decisão.

Da minha parte, intervim já perto do final da sessão, abordando os seguintes temas:
  • Omissão de informação por parte de Manuel Moreira relativamente à possível supressão das ligações já a partir de 1 de Março! Poderíamos, com esta informação, estar numa fase mais adiantada de negociações e, possivelmente, menos marcoenses teriam sofrido com as diárias supressões de ligações ferroviárias;
  • A supressão de ligações deve zelar pelos interesses de jovens estudantes e trabalhadores, uma vez que os horários praticados por estes, em muitos casos, não se compaginam com a regularidade do horário laboral da restante população: os jovens necessitam das ligações ferroviárias;
  • O Marco de Canaveses arrisca-se a ser INTERIOR sem estas ligações! TEMOS DE NOS UNIR POR UMA CAUSA MAIOR QUE QUALQUER UM DOS MAIS DE 53 000 MARCOENSES.
De resto, foi em uníssono que a população concordou com a data, hora e necessidade da concentração. Não esqueçam:

DOMINGO, 22 DE ABRIL, 18 Horas, ESTAÇÃO CP MARCO DE CANAVESES

A JS Marco de Canaveses está PROFUNDAMENTE empenhada em vencer esta batalha ao lado de todos os marcoenses!


Não deixes de acompanhar todas as novidades no grupo do Pela Ligação Ferroviária Marco - Caíde.
Outros textos deste blogue acerca deste assunto podem ser lidos aqui, aqui e aqui.