Mostrar mensagens com a etiqueta Linha do Douro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Linha do Douro. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Governo quer avançar com eletrificação "low cost"


De acordo com as declarações do deputado marcoense Luís Vales na Assembleia da República, o Governo pretende avançar ainda este ano com a elaboração do projeto de eletrificação do troço ferroviário entre Caíde e o Marco de Canaveses. Há muito ansiada e prometida pelos últimos Governos, a obra deverá arrancar, garante o social-democrata, no próximo ano. 

O anúncio foi feito no dia em que Manuel Moreira se deslocou a Lisboa para assistir ao plenário onde foi discutida a petição assinada por mais de sete mil pessoas em que é exigida a requalificação e eletrificação da linha. 

Na mesma discussão, Fernando Jesus recordou que a obra devia ter arrancado durante o último Governo, mas que a oposição à direita do PS ditou o cancelamento da mesma. 

Facto importante é o de que a obra agora falada custará 5 milhões de euros, quando estaria orçada em cerca de 70 milhões. De acordo com o deputado socialista, a obra ficará muito mais barata porque deixa de fora um conjunto de alterações que seriam necessárias na linha e nas respetivas estações. 

Esta é uma obra que a JS Marco de Canaveses tem desde sempre reclamado e que espera agora ver, finalmente, cumprida. Entretanto há autárquicas e o ano acaba. Esperemos que a tal obra não se fique, mais uma vez, pelo papel. 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A eterna desculpa de Manuel Moreira

Os anos podem passar, as condições podem mudar, mas há algo que permanecerá igual: a desculpa constante de Manuel Moreira com o passado. 


De facto, a dívida que o actual presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses herdou, não pode ser esquecida. As condições não foram (nem são) fáceis. No entanto, há que destacar que a desculpa do passado não serve para tudo. 



Já lá vão quase oito anos desde a tomada de posse e muito pouco mudou. Se antes éramos já um dos concelhos mais atrasados do país, agora essa condição agravou-se. De acordo com um estudo elaborado pela Universidade da Beira Interior, somos agora o 12.º pior município do país para se viver (ver aqui), entre os 308.



E há problemas que são bem conhecidos dos marcoenses: a reduzida cobertura da rede de água e saneamento (uma das mais baixas do país), a falta de dinâmica da economia concelhia, as ligações ferroviárias entre a cidade e a estação de Caíde (Lousada), a destruição da linha do Tâmega, a inexistência de uma política de mobilidade interna, uma falsa agenda cultural...


São só alguns exemplos do que sente a população que cá vive. Há acções e iniciativas para as quais pouco ou nenhum dinheiro será preciso, mas a vontade de fazer parece tão pouca que chega a causar vergonha alheia. 


Precisamos de uma câmara municipal mais aberta, de um presidente que sinta diariamente todos estes problemas, que tente fazer mais e melhor. Não precisamos de festas, não precisamos de falsas promessas, não precisamos de obra para inglês ver. Precisamos sim de mais trabalho, de coisas que por mais pequenas que possam parecer, acabem por fazer toda a diferença. 



Não precisamos que nos mintam. O Marco não tem turismo ou uma boa qualidade de vida. Mas podia ter. A culpa não é toda sua, senhor presidente, mas vai ter de concordar, já podia ter feito bem melhor.



E se o passado não pode servir para Manuel Moreira se desculpar perante os marcoenses, também o futuro não o poderá ser. Isto porque por aí tem surgido (novamente) o medo do regresso de Ferreira Torres. E, tendo isso em conta, muitos já se aproveitam do facto para não deixar fugir o "voto útil". 



Voto útil será aquele que rompa com o passado. E do passado já faz parte o actual presidente... Por muito que ele se esqueça disso. 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

COMBOIOS: Quem acredita na ELETRIFICAÇÃO?

Foi através da Rádio Clube Penafiel (através de António Orlando) que soube que, mais uma vez, a eletrificação da linha ferroviária do Douro vai avançar. Esta afirmação é da responsabilidade de Rui Lopes Monteiro – presidente da REFER – e vem materializar aquilo que muitos marcoenses ( enão só) anseiam ouvir desde há muito tempo, mas... Será mesmo verdade?! Irá mesmo acontecer?
A verdade é uma: a responsabilidade do investimento na eletrificação da via férrea em questão é precisamente da REFER, uma vez que é esta a organização responsável pela gestão e valorização das estruturas de transporte ferroviário no nosso país. Claro está que o financiamento desta mesma empresa é da responsabilidade do Governo da República Portuguesa. Deste modo é fácil assumir que a obra avançará assim que haja vontade política por parte do governo para que esta seja uma prioridade de investimento. Mas, precisamente aqui é que reside o problema: no investimento.
Este é um conceito a que este governo pouco ou nada tem configurado forma material. As razões são diversas, todos sabemos, mas o investimento esse... É ZERO! Como tal... Custa-me imenso a crer que esta obra avançará no breve prazo. Mas desengane-se quem lê nestas palavras um regozijo pela não concretização desta empreitada. Nada mais errado! Avançando, eu serei um marcoense tão feliz quanto todos os outros... Independentemente das cores partidárias, o Marco Canaveses está a sofrer, de forma severa, com este atraso.
Teremos eletrificação em breve? Não creio, nada mesmo! Mais surpreso me deixou esta notícia quando observo o contexto em que ela surge. Quem utiliza e conhece a realidade da linha ferroviária entre o Marco Canaveses e o Porto sabe que esta notícia tem muito pouco de verdade! Ou não estivessemos nós perante uma ligação ferroviária cuja regularidade de serviço é assustadoramente baixa e cuja informação sobre horários de serviço é escassa. Os utilizadores da linha do Douro não sabem!
 
NÃO SABEM se o comboio estará lá pronto a arrancar!
NÃO SABEM se o comboio chegará a horas!
NÃO SABEM se o comboio que sai do Porto até Caíde encontrará ligação para o Marco Canaveses!
NÃO SABEM que bilhete deverão adquirir!
NÃO SABEM a que horas chegarão a casa!
NÃO SABEM se necessitam de pedir alguém que os vá buscas à estação!
NÃO SABEM se necessitam deslocar-se a Caíde para poder ir estudar/trabalhar/comparecer aos compromissos!
Os MARCOENSES NÃO SABEM: A Câmara Municipal não transmite qualquer informação, a CP assobia para o lado, empurrando de forma airosa a responsabilidade para o terreno dos maquinistas, os maquinistas apontam o dedo a uma CP que se recusa a alocar recursos humanos para esta linha...
Perante tudo isto, eu coloco ao leitor a mesma questão que se me assoma:
ACREDITA NA CONCRETIZAÇÃO EM BREVE DA ELETRIFICAÇÃO?
Desculpem-me se isto se assemelha a pessimismo (quem me conhece sabe que de pessimista tenho pouco), porém, da minha ótica, esta é apenas mais uma tirada vazia de sentido por parte de um responsável por esta degradante situação deste serviço público.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projetos de resolução do PS e BE reprovados. PSD aprova recomendação

O que se passou há pouco no parlamento era previsível.

O projeto de resolução apresentado pelo Partido Socialista que recomenda ao governo requalificação e eletrificação do troço ferroviário entre Caíde e Marco de Caneveses foi reprovado. A direita (PSD e CDS/PP) votou contra.

O projeto idêntico apresentado pelo Bloco de Esquerda foi também reprovado.

Já o projeto de recomendação ao governo apresentado pelo PSD foi aprovado juntamente com os restantes partidos, à exceção do Bloco de Esquerda.

Resta-nos saber se esta "recomendação" vai resolver alguma coisa.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Armindo Abreu vai estar presente na manifestação pelos comboios

Fonte: LUSA

O presidente da Câmara de Amarante (PS), Armindo Abreu, acusa a CP de pretender desarticular a linha do Douro, provocando uma diminuição da procura de passageiros, para depois justificar a supressão de ligações ao Porto.

"Esta situação é inadmissível", afirmou à Lusa o autarca a propósito da possibilidade de a CP acabar com as 15 ligações diárias do Marco de Canaveses ao Porto, atravessando território de Amarante.

Para Armindo Abreu (PS), esta decisão, se for concretizada, visa "mais tarde ou mais cedo acabar com a Linha do Douro", no troço para além de Caíde, onde terminam atualmente os comboios suburbanos.
"Isto é diabólico", afirmou, admitindo que à CP, na perspetiva de uma eventual privatização, não interessam as ligações que não sejam totalmente rentáveis, como o troço entre Caíde e o Marco de Canaveses.

Num tom agastado, lembrou à Lusa que, neste momento, já poucos comboios param na estação de Vila Meã, Amarante, o que tem provocado muito descontentamento nos utentes que diariamente viajam para o Porto.

O presidente do município também censura a postura da empresa de transportes ferroviários, por "não ligar nenhuma às autarquias".

"Tomam as decisões em Lisboa sem conversarem com ninguém", disse.
Lembrando o que se passou com o encerramento da Linha do Tâmega, Armindo Abreu criticou o desinvestimento dos sucessivos governos na modernização rede ferroviária da região, provocando a sua degradação e desadequação às necessidades.

O autarca de Amarante insiste que há uma intenção da CP de desarticular o serviço de transporte ferroviário na Linha do Douro para piorar o serviço.

"Depois fazem estudos e, para justificarem o encerramento, concluem que há pouca procura", lamentou o autarca.

Questionado sobre se vai participar na concentração marcada para domingo, junto à estação do Marco de Canaveses, Armindo Abreu confirmou a sua presença, garantindo que já está a fazer contactos com presidentes de junta do concelho de Amarante para mobilizarem os munícipes.

Na segunda-feira, os utentes da Linha do Douro, em declarações à Lusa, acusaram a CP de pretender encerrar as ligações, em comboios urbanos, entre o Marco de Canaveses e Caíde de Rei.

Também à Lusa, a CP garantiu que "não existe neste momento nenhuma decisão tomada", mas admitiu que é "necessário o equilíbrio entre os níveis de procura, a oferta adequada e a sustentabilidade do serviço oferecido".

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Baião vai marcar presença na manifestação de domingo

A Câmara Municipal de Baião, na pessoa do seu presidente, José Luís Carneiro, apoia totalmente a causa da ligação ferroviária entre Caíde e Marco de Canaveses, que tem sido alvo de ataque pela CP, e subscreve todas as posições que têm sido tomadas para que a vontade da empresa não siga avante.

A Juventude Socialista do Marco de Canaveses sabe que José Luís Carneiro é também um entusiasta da eletrificação da linha. O próprio garantiu-nos que estará presente na manifestação do próximo domingo, na estação de comboios do Marco de Canaveses. 

Será, portanto, mais uma força a juntar-se à que promete tornar-se numa das maiores manifestações populares do Marco de Canaveses e com extrema importância em toda a região. 

Apresentada proposta de requalificação e eletrificação do troço Caíde-Marco

Foi hoje apresentada a proposta de requalificação e eletrificação do troço ferroviário entre as estações de Caíde e Marco de Canaveses na Assembleia da República.

Numa proposta apresentada pelo Partido Socialista, Renato Sampaio, deputado eleito pelo distrito do Porto, defendeu a importância deste projeto numa altura em que a CP pretende a redução substancial das ligações entre as duas estações, que complementam os Urbanos do Porto.

Depois de apresentada e discutida, a proposta será votada na sexta-feira em plenário no Parlamento.

Ficam as intervenções do Renato Sampaio.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Comboios: atualização. CP não esclarece

Na noite de ontem, a comissão de utentes da linha do Douro reuniu um conjunto de pessoas na casa do povo de Fornos, no Marco de Canaveses. Foram mais de 50 as pessoas que marcaram presença no plenário, o que demonstra uma grande evolução face aos anteriores e uma consciencialização por parte dos cidadãos da importância do futuro da ligação dos Urbanos do Porto entre Caíde e Marco de Canaveses. A reunião teve um carácter informativo, de atualização, e visou preparar a reunião que hoje se realizou com a CP.

Já esta sexta-feira, realizou-se, então, a reunião entre a Comissão de Utentes da Linha do Douro e responsáveis da empresa CP. A constante supressão de comboios começa a preocupar e a pôr em dúvida todos os que diariamente ou ocasionalmente utilizam o serviço de ligação entre Caíde e Marco de Canaveses.

Na reunião de hoje houve duas questões em cima da mesa: por um lado saber se a supressão irá continuar para além do prazo estabelecido para o final da greve dos maquinistas (como tem acontecido) e, por outro, a possibilidade de eletrificação daquele troço sem a remodelação das estações. 

Focou-se também a importância de esta luta ser encabeçada pelos que mais poder e capacidade de influência podem ter: a Câmara Municipal do Marco de Canaveses deveria liderar as negociações e manifestar-se publicamente desagradada pela situação atual, coisa que não tem acontecido. Também as Câmaras Municipais vizinhas e interessadas neste processo não deram qualquer resposta ao apelo feito pela Comissão de Utentes.

Este domingo realiza-se uma outra reunião entre a comissão e os utentes para decidir o que fazer mediante as conclusões da reunião de hoje, em que praticamente não houve avanços: a CP nega-se a garantir a continuidade da existência das ligações tal como existem, mas também não confirma, nem desmente, alterações ao funcionamento das mesmas. 

É importante mencionar que a linha azul dos Urbanos do Porto (entre São Bento e Marco de Canaveses) é a segunda mais utilizada, com 6 milhões de utentes por ano, logo a seguir à linha amarela: entre São Bento e Aveiro. 

A JS Marco de Canaveses há muito que insiste na necessidade do desenvolvimento de um verdadeiro plano de mobilidade no concelho. Há cada vez mais a perceção de que o Marco continua a morrer aos poucos e de que a ignorância em todos os sentidos da governação local nos tem prejudicado constantemente. 

Para mais informações acerca da mobilidade no Marco de Canaveses:
- relatório com dados estatísticos da mobilidade em cidades médias elaborado pelo IMTT;
- relatório de sustentabilidade CP 2009/10;
- projeto de resolução apresentado pelo PS na Assembleia da República.

Para ouvir algumas reações recolhidas pela Marcoense FM acerca deste assunto:
- Amadeu Queirós
- António Pereira 1 (Comissão de Utentes)
- António Pereira 2 (Comissão de Utentes)
- Isabel Baldaia (presidente da JF Toutosa)


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comboios - Atualização


Hoje foi dia de trabalho. À hora do costume, no sítio do costume, o comboio do costume não esteve na estação do Marco de Canaveses à espera para levar os marcoenses ao seu destino. Ao contrário do que foi divulgado, ontem, por uma Juventude partidária do nosso concelho, com a concordância do único deputado marcoense na Assembleia da República, houve várias supressões de comboios, na ligação entre o Marco e Caíde.

Para essa Juventude partidária foi, certamente sem maldade, o dia das mentiras. Recorde-se que o presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, anunciou, na última Assembleia Municipal, que o executivo está em conversações com a CP para a eletrificação da linha, facto que a JS Marco elogiou. Nos últimos anos, as ligações entre Marco e Caíde nunca estiveram em causa. Por atos verdadeiros e factos diários luta a Juventude Socialista.
Ontem foi dia das mentiras e o comboio do costume não estava lá. Hoje não foi dia das mentiras, mas o comboio também não estava lá.

A imagem em baixo mostra apenas algumas viagens suprimidas confirmadas (há muitas outras, mas não colocamos porque a empresa se nega a revelar), que não foram realizadas devido à greve de maquinistas que dura já há mais de um mês e promete continuar, pelo menos até ao dia 18. Algumas das viagens não são realizadas, segundo o Sindicato dos Maquinistas, por vontade da CP, que, propositadamente, quando tem maquinistas à disposição, suprime igualmente os comboios. A ver vamos. Queremos que se restabeleça a normalidade nas ligações essenciais a muitos marcoenses.

Nestas questões básicas, estamos longe de questões partidárias ou cores políticas, e defendemos uma causa: o Marco de Canaveses. Infelizmente, parece que somos dos poucos a pensar assim. 


quarta-feira, 28 de março de 2012

Comboios: PS apresentou proposta para eletrificação

Em relação à eletrificação da linha entre Caíde e Marco de Canaveses, é com agrado que a JS Marco tem conhecimento de que o grupo parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República apresentou um projeto de resolução (N.º 261 /XII/1.ª), a 17 de março, em que "recomenda ao Governo a requalificação e eletrificação do troço Caíde-Marco na linha do Douro".

É importante verificar que não estamos esquecidos e que há alguém que realmente pensa em fazer alguma coisa em relação a este estruturante projeto para o Marco de Canaveses, há tantos anos prometido e não cumprido pelos sucessivos Governos.

O grupo parlamentar propõe:

1. A concretização do projeto de modernização do troço Caíde/Marco de Canavezes, na Linha do Douro, que inclui a retificação do traçado e a renovação integral da via, a implementação de sinalização eletrónica, telecomunicações e a sua eletrificação, bem como, a remodelação das Estações de Vila Meã, Livração e Marco de Canaveses e dos Apeadeiro, a construção de interfaces rodoferroviários e a beneficiação dos túneis de Caíde, Gaviara e Campainha.

2. A integração do troço Caíde/Marco de Canavezes da linha do Douro na Rede suburbana do Porto e o aumento da frequência dos horários.


Projeto de resolução disponível aqui.

terça-feira, 27 de março de 2012

Comboios: Manuel Moreira mentiu?

Crescem as dúvidas, as greves continuam, as negociações também. O certo é que as ligações regionais (serviço urbano CP Porto) entre Caíde e Marco de Canaveses quase deixaram de existir. Fontes da CP contactadas pela JS Marco garantiram que a empresa prepara um corte profundo no número de comboios a circular, não a partir de 1 de abril, mas sim a partir do primeiro dia de junho. Asseguram também que o presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses já há muito saberia do caso. Verdade ou mentira?

Ora, na última Assembleia Municipal, realizada em Soalhães, o presidente do executivo garantia que as negociações com a CP corriam a bom ritmo e até estava no horizonte a possível eletrificação da linha entre Caíde e Marco, ainda que sem a remodelação das estações. A JS chegou a felicitar os avanços anunciados pelo presidente, mas agora a história parece ser outra.

Se, por um lado, o deputado marcoense na AR, Luís Vales, garantiu que é mentira o que se diz por aí, por outro, não é possível esconder-se o cada vez menor número de comboios a circular no nosso concelho.

Todos os dias, um número muito significativo de marcoenses vai até às estações com serviço urbano mais próximas para se deslocarem para o trabalho, para a escola, etc. E quem não tem possibilidades? E quem não tem transporte pessoal? E quem não tem rendimentos que permitam (como aos senhores que nos governam) despender de dinheiro para efetuar estas deslocações?

Sabemos qual é a estratégia: retirar comboios para que os que ficarem a circular não irem ao encontro das necessidades das populações, o que, por sua vez, levará à redução da afluência. Consequentemente, fazem um estudo, mostram que nao há viabilidade para continuar a haver comboios a circular, e pronto, acontece como a linha do Tâmega. Esquece-se o assunto, e mais uma vez quem é prejudicado? 

O que temos assistido é grave, é sério, e os marcoenses precisam de estar atentos. Se uns acham que isto é aproveitamente político, outros estão cá fora, andam de transportes públicos, saem à rua, vêem a realidade, e não se conformam!

Queremos e temos o direito de saber o que se está a passar e o que estão a fazer com o Marco de Canaveses, já muito afetado nos últimos tempos pelas circunstâncias que todos conhecemos. A JS Marco promete não baixar os braços a esta luta. Estamos e estaremos pelo interesse dos marcoenses, pelo interesse da maioria e não de uns senhores que colocam, na mesma balança, receitas (lucros e prejuízos) e cidadãos, com o intuito de saberem qual deles tem mais peso.

É inadmissível que a CP, sabendo da situação, cobre, por exemplo, aos utentes que possuem passe mensal mais dinheiro para frequentarem os interregionais provenientes da Régua e que acabam por ser a única alternativa em certas alturas do dia.

E, senhor Manuel Moreira, não me venha dizer que a JS Marco só se lembrou agora da eletrificação, porque há muitos anos que lutamos por esta causa, independentemente do partido, da cor ou das caras. Porque acima de tudo estão os marcoenses.

Eu ando de comboio. E o senhor presidente?

terça-feira, 20 de março de 2012

Conversações pela eletrificação continuam


Depois do anúncio assinado pela Comissão de Utentes da Linha do Douro na estação do Marco de Canaveses a que fizemos referência na publicação abaixo, a JS Marco de Canaveses dá conta da garantia do deputado marcoense Luís Vales que desmente a possibilidade do fim das ligações entre Caíde e Marco de Canaveses, incluídas na Linha dos Urbanos do Porto.



De facto, tivemos o cuidado de citar a dita Comissão de Utentes como autora intitulada de tal comunicado. Verdade ou não, só os próximos tempos dirão se, de facto, a situação se vai agravar a esse ponto.

Ainda assim, o texto publicado anteriormente refere-se essencialmente às greves contínuas e despropositadas que têm paralisado a dita ligação desde o início de Março. Greves que agora são dadas como certas, pela CP, pelo menos até ao final do mês. Certamente, este facto poderá passar ao lado dos que não utilizam diariamente a linha, mas para os que a utilizam como meio de transporte constante, os últimos dias têm sido de incerteza e os próximos igualmente serão.

Segundo uma publicação na rede social facebook, Luís Vales explica que ainda "não está nada decidido" e as conversações com o secretário de Estado dos transportes continuam. Esperemos, assim, que tudo possa chegar a bom porto, com uma "eventual electrificação".

O deputado social-democrata acusa ainda os responsáveis pela divulgação de um comunicado destes de tentarem "provocar alarmismo social ou retirar aproveitamento político".

Por fim, o deputado marcoense assegura que os comboios não deixarão de passar e parar no Marco de Canaveses. No entanto, o problema central é: que comboios e que serviço.

A nossa esperança é que, de facto, esteja certo e que o projeto de eletrificação da linha seja retomado. 




Mais um aviso de greve no serviço regional e interregional que tem atingido sobretudo a ligação Caíde-Marco