Mostrar mensagens com a etiqueta Mercado Municipal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mercado Municipal. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mercado Sem Ti por Tiago Maia

365 dias compõem o ano... Menos alguns compreendem a concretização da iniciativa da JS Marco Canaveses "Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida"... De entre todos esses dias, este, em particular, é especial. É com um enorme prazer e uma grande honra que publicamos o contributo de Tiago Maia, Presidente da Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista e, hoje em particular, ANIVERSARIANTE. Os parabéns de todos os jovens socialistas marcoenses ao Tiago Maia e, ao mesmo tempo, um sincero obrigado pelo apoio - imenso - e companheirismo inexcedível.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mercado Sem Ti por Ricardo Marcos


Comprar nos mercados compensa


Quando me pediram para escrever um texto para promoção dos mercados municipais fiquei estupefacto! Como é possível ser preciso promover uma coisa que em tanto beneficia as populações? Ou será que as pessoas não percebem esses benefícios? Digam-me, já alguma vez foram a uma grande superfície comercial onde, chegados à caixa com um determinado tipo de maçãs, o funcionário vos disse "olhe que estas são melhores"!
Por vezes os defensores das grandes superfícies comerciais assinalam que "os preços são mais competitivos". Isto, reconheça-se, tem lógica, visto que o objetivo das grandes superfícies é a acumulação de capital, ao passo que a dos mercados é o sustento familiar. Facilmente comprovável esta teoria até: basta dirigir-se a uma grande superfície e pedir o "livro de fiados" e comparar isso com a realidade dos mercados municipais para perceber que estes espaços são a feitos a pensar em si.
Assim, desafio-vos a fazer a "soma" dos pontos referidos neste pequeno texto e chegarão à conclusão que comprar nos mercados compensa.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mercado Sem Ti por João Castro


O Nosso Comércio



A situação do comércio tradicional no Marco de Canaveses sofre hoje de um problema paradigmático ao que acontece no resto do país: enfraquece a cada dia que passa e caminha para a extinção. Por culpa da elevada fiscalidade a que os pequenos comerciantes são sujeitos, da falta de poder de compra adjacente à recessão económica que atravessamos ou pela feroz concorrência das grandes superfícies comerciais, vemos o constante enfraquecimento de um conjunto de empresas que representam 99,9% do tecido empresarial nacional e 78,3% do total de emprego gerado em Portugal. No Marco de Canaveses lembro o exemplo da Avenida Gago Coutinho, que sempre esteve recheada de pequenos negócios apesar das péssimas acessibilidades, fundamentais à prospecção de qualquer negócio, ou o mercado Municipal, que outrora já foi o ponto de paragem obrigatório para muitas famílias e hoje a sua figura é puramente decorativa.

O exemplo do mercado Municipal é bem elucidativo das adversidades que os pequenos comerciantes enfrentam, não só face à concorrência de um número exagerado de grandes superfícies comerciais, mas também, a uma carga fiscal que esmaga completamente os seus lucros e os impede de ter preços minimamente competitivos com as grandes empresas. O mercado sempre esteve por debaixo da maior superfície comercial do concelho, mas com o passar dos anos esse facto deixou de ser puramente arquitectónico e tem ganhado um sentido cada vez mais literal. Não é só o facto de as rendas a pagar pelos vendedores do mercado já terem mais do que duplicado nos últimos anos, mas também a manutenção de uma carga fiscal elevada na derrama pública, IMI ou IRC impede que o pequeno comércio prospere e aumente o drama social não só no concelho, mas também numa região que conta com mais de 40 mil desempregados e é a mais pobre do país. As medidas tomadas pela Câmara Municipal em conjunto com a Associação Empresarial do Marco de Canaveses, como as esporádicas campanhas de promoção do comércio local tem aspectos positivos, mas “esporádico” é pouco para alguém que faz do pequeno comércio o seu modo de vida. A maior promoção que qualquer empresa pode ter, mais do que feiras, outdoors e dias dedicados ao comércio local, são preços atractivos para os seus clientes. E esses preços competitivos só podem ser atingidos se o comerciante esmagar a sua margem de lucro (com implicações directas na sua subsistência e na da sua empresa) ou aliviando a carga fiscal.

A tentação da máquina governamental (a nível local e nacional) em manter este tipo de políticas fiscais para com as pequenas empresas é clara: São elas que representam a esmagadora maioria do tecido comercial e assim existe um maior income nas contas de qualquer Governo ou Câmara Municipal. Mas isso não é mais do que uma falsa galinha dos ovos de ouro, que vai acabar por agravar ainda mais a situação social e económica não só dos marcoenses, mas também dos portugueses em geral. E infelizmente esses impostos tem uma tendência cada vez maior para se transformarem em subsídios de desemprego.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Os Mercados valorizados este fim-de-semana


A Juventude Socialista do Marco Canaveses quer deixar publicamente os seus agradecimentos ao restaurante O Plátano, ao sr Adriano e todos os profissionais desta grande empresa marcoense, pela parceria bem sucedida concretizada no fim-de-semana que ontem terminou. Ao logo do fim-de-semana foram servidas dezenas de saladas de fruta 100% marcoenses, com ingredientes completamente originários dos mercados municipais. Aproveitamos para deixar os nosso agradecimentos a todos aqueles que provaram também esta deliciosa sobremesa e contribuiram, desta forma, para a valorização dos mercados municipais marcoenses.
Sublinhamos a importância deste tipo de iniciativas, quer no sentido construtivo de valorização do património e dos espaços marcoenses, bem como no sentido de aproximar as organizações políticas à sociedade e aos seus agentes ativos. Bem hajam a todos!
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mercado Sem Ti: Parceria com restaurante O Plátano


A JS Marco de Canaveses tem o enorme prazer de anunciar a parceria com o restaurante marcoense O Plátano no sentido de valorizar os mercados municipais. Esta empresa marcoense aliou-se à iniciativa da JS Marco Canaveses, procurando também valorizar os mercados municipais marcoenses, sublinhando a importância destes e a relevância que estes podem ter para o concelho e seus munícipes.
Neste contexto anunciamos que o restaurante O Plátano irá servir uma sobremesa com ingredientes provenientes, na sua totalidade, dos mercados municipais. Aproveitamos então a oportunidade para convidar todos os leitores, amigos, marcoenses e não só a visitar o restaurante O Plátano no próximo fim-de-semana, 8 e 9 de Dezembro, e a provar a deliciosa salada de fruta que o restaurante preparará. Poderá saborear uma sobremesa com a garantia de qualidade que o restaurante O Plátano confere, mas com o sabor especial dos mercados municipais.
Vá ao restaurante O Plátano, peça a salada de fruta, delicie-se e dê o seu contributo para a valorização dos mercados municipais. Estão todos convidados...


Mercado Sem Ti: Dr João Valdoleiros

É com enorme prazer que transmitimos através do nosso blogue o contributo do Dr João Valdoleiros, ilustre médico e marcoense, o seu testemunho pessoal acerca dos mercados municipais e da sua interação com a sociedade. Boa leitura
 
 

Os mercados do meu tempo

 
De cima dos meus muitos anos recordo com saudade a minha Avó, sempre preocupada com o bem-estar dos seus, quando atempadamente avivava a memória de minha Mãe de que naquele, ou em próximo dia, era dia de praça, como eram então designados os mercados.
A “praça” realizava-se a céu aberto, na alameda do hospital em terra batida e os “pracistas” rezavam para que S. Pedro não lhe viesse estragar o negócio, já de si pouco compensador, dada a carência e o fraquíssimo poder aquisitivo da clientela habitual.
Mas não deixei de registar na minha memória o tipicismo dessas praças - mercados a céu aberto – onde os mais diversos e frescos produtos hortícolas, da lavra dos nossos agricultores, se misturavam com o gado de “bico” e os láparos vindos de outras terras, a fruta da mais variada, conforme a época, saudavelmente “bichada”, porque livre de toda a química com que nos impingem a de agora.
Recordo ainda, que a “praça” tinha ainda o seu caráter social, pois acabava por ser um ponto de encontro e convívio de pessoas cujas relações iam para lá da mera formalidade. Não havia a TV, monstro tecnológico que veio acabar com o saudável espírito de diálogo e convívio entre todos nós.
Higiene? Ora querem lá ver, que é isso?
Os tempos correram, as coisas mudaram, os mercados passaram a realizar-se em recintos construídos supostamente para esses fins, ou seja, para que se passassem a comercializar todos aqueles produtos hortícolas, carnes, peixes, frutas, etc., sob rigorosas condições de higiene na defesa da saúde pública, dos consumidores, mas também com a finalidade de criar condições dignas de trabalho aos que se dedicam a esse tipo de comércio. Nem sempre tal aconteceu.
Infelizmente, e por aquilo que me é dado ver e apreciar na nossa terra, tais superfícies não são consideradas prioritárias, antes marginalizadas pelos interesses económicos de outro tipo de superfícies mais apelativas, porque fornecedoras de toda a variedade de artigos. É o “cash and carry” na sua expressão maior.
Por vezes dou comigo a pensar por que razão hoje, cada vez mais e num número crescente de localidades, se refaz a história dos mercados medievais e diga-se de passagem, com cada vez maior adesão das nossas populações.
Saudosismo, cansaço e desencanto do “cash and carry” ?

Que me responda quem souber.   

Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Secretário-geral da Juventude Socialista no Marco Canaveses para apoiar iniciativa Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida


Decorrerá no próximo sábado, dia 24 de Novembro, um jantar convívio organizado pela Juventude Socialista do Marco de Canaveses (JS Marco). Este evento está englobado na iniciativa Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida e contará com a presença do Secretário-geral da Juventude Socialista (JS), João Torres, com o presidente da federação distrital do Porto da JS, Tiago Maia, bem como com dezenas de militantes de diversas proveniênicas da região do Tâmega, Douro e Porto desta juventude partidária. O jantar decorrerá no restaurante Plátano, na cidade do Marco de Canaveses, a partir das 20h.

Este jantar tem como objetivo apresentar a iniciativa que a JS Marco – Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida – tem vindo promover no sentido de dinamizar os Mercados Municipais do concelho, com maior ênfase no público jovem, exortando este a experimentar e a conhecer estes espaços. Esta estrutura juvenil considera que os Mercados Municipais estão num processo de deterioração contínua, de há uns anos a esta parte, sendo perentória a necessidade de fazer algo relativamente a isso. É defendida por vários quadrantes da nossa sociedade a necessidade de preservação destes espaços, espelhos fieis das nossas raízes culturais e socioeconomicas enquanto população, sendo para isso inexorável a urgência de lhes conferir novas formas, atribuir novos contornos que permitam que os Mercados Municipais se adaptem ao contexto atual.

A JS Marco desenvolve esta iniciativa de forma faseada e organizada, procurando diferentes objetivos em cada fase. Atualmente procuramos fazer a divulgação dos Mercados Municipais. O primeiro veículo de informação foi o meio online, que continuará a ser utilizado, e passaremos agora ao segundo momento da divulgação: contacto direto com os marcoenses – jovens e menos jovens – no sentido de dar a conhecer a estes os Mercados, apresentar-lhes os produtos que se podem neles encontrar e os fantásticos preços aí praticados. Este jantar servirá de ponto de encontro dos jovens socialistas da região que reconhecem nesta temática, e nesta iniciativa em particular, validade e importância ao ponto de se aliarem à concelhia marcoense no momento de divulgação da mesma juntos dos jovens. Nesse sentido será feita uma ação de rua logo após o jantar, iniciando de imediato os trabalhos de divulgação.

A escolha do restaurante Plátano não é, de todo, um acaso. A JS Marco irá muito em breve dar inicio à segunda fase da iniciativa Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida: Parcerias. É com este pano de fundo que se optou por fazer o jantar no restaurante Plátano, uma vez que este anuiu positivamente ao desafio por nós colocado de dar o seu contributo em prol dos Mercados Municipais. Com efeito, o restaurante Plátano é atualmente um consumidor de produtos locais, em particular de produtos comercializados no Mercado Municipal do Marco de Canaveses. A JS Marco reconhece o devido mérito a esta forma de trabalhar do restaurante Plátano e procurou junto deste estabelecer uma parceria para valorizar a iniciativa e, mais importante que isso, os Mercados Municipais. Em breve será anunciada essa mesma parceria, estando certos de que o restaurante Plátano é uma das empresas exemplares do nosso concelho e que a sua política de compras de produtos frescos é um baluarte da sua atividade.

A JS Marco lança o desafio a todos os marcoenses: estejam atentos, nos próximos dias 8 e 9 de Dezembro todos poderemos ajudar um pouco os produtores e comerciantes dos Mercados Municipais. Em breve adiantaremos detalhes desta iniciativa a concretizar em parceria com o restaurante Plátano.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida

Deixamos aqui a visão do Gabriel Carvalho acerca dos mercados municipais. Jovem camarada de Amarante, licenciado em Relações Internacionais. Podes acompanhar o nosso trabalho neste e noutros assuntos através da nossa página de facebook ou na página da iniciativa Mercado Sem Ti do nosso blogue (atenta aos separadores).
 
 

sábado, 13 de outubro de 2012

Mercado Sem Ti = Marco Sem Vida


A Juventude Socialista do Marco de Canaveses (JS Marco) dá início este sábado, 13 de Outubro, à iniciativa Mercado 100 Ti = Marco 100 Vida, um projeto que visa dinamizar os mercados municipais de Alpendorada e do Marco de Canaveses. A iniciativa assenta em 3 eixos de ação: divulgação, parcerias e políticas.
A partir deste sábado, a JS Marco dará início a uma série de ações que visam promover os produtos comercializados nos mercados municipais. No contexto do eixo divulgação, a JS Marco realizará iniciativas distintas direcionadas a públicos diversificados, procurando fomentar nestes a vontade de visitar os espaços em questão. Assim sendo, neste primeiro momento, a JS Marco decidiu apostar num fator de atração premente: o preço. Deste modo, colocar-se-á em andamento uma campanha publicitária aos preços praticados nos mercados municipais e à qualidade dos produtos neles comercializados. De facto, é possível verificar que este é um fator que confere atratividade aos mercados municipais, uma vez que os preços praticados nas grandes superfícies comerciais são superiores, sem que haja uma correspondência ao nível da qualidade.
Neste contexto, a JS Marco empenha-se em desenvolver um trabalho que contribua para a melhoria da atratividade dos mercados, procurando disseminar na população marcoense a vontade de frequência destes espaços. Considera-se imperioso que os marcoenses encarem os mercados como um ponto de confluência do concelho, valorizando, desta forma, os produtos locais, bem como os seus produtores.
A JS Marco sublinha que desenvolverá trabalho ao nível de parcerias com os mercados municipais e ainda ao nível de propostas políticas que visem a melhoria de condições dos espaços e da atividade desenvolvida pelos comerciantes. De momento, lançamos a todos os marcoenses o desafio de ajudar a divulgar esta iniciativa e, com ela, alguns dos melhores produtos da nossa região.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Marcoenses constantemente prejudicados

As notícias negativas em torno da realidade marcoense sucedem-se! Acerca de vários aspectos e em diferentes quadrantes do nosso concelho!

1. O Mercado Municipal
A JS Marco de Canaveses já tinha alertado para a problemática realidade deste espaço marcoense. Senão veja aqui e aqui. A atenção do executivo continuou centrada noutros assuntos... Talvez este não seja importante ou não tenha relevo suficiente no contexto eleitoral (leia-se "não dá votos"!!), a verdade é que a resolução dos problemas inerentes a este espaço é da RESPONSABILIDADE da Câmara Municipal. Contudo acção... Nem vê-la! Pior que isso... Aquando da notícia do JN referente a esta temática (imagem), a JS interveio através da Rádio Marcoense, pode ouvir-se aqui e aqui. Também o fez o Vereador José Rocha, em representação do executivo da Câmara Municipal. No fim destas intervenções ficaram registadas as palavras do Vereador: "O problema já está resolvido"!! Referia-se ao facto de alguns vendedores terem acedido as valores estipulados!! Mas o problema está longe de estar resolvido!! Muito! Como é possível dizer que está resolvido o problema sem que nada faça nesse sentido? Apenas voltou a realizar o concurso (com os mesmos valores) dos lugares de venda, ignorando o facto de os vendedores precisarem dele para obter algum rendimento! Claro está que acederam... Vergados pela necessidade de rendimentos! É triste a posição de um executivo que nada faz, não sai dos seus gabinetes, não escuta os Marcoenses, não labora junto deles (apenas "para eles" diz o executivo!)... Nós queremos e exigimos muito mais... Por isso estamos a TRABALHAR, a FAZER!! E a mais não somos pagos para isso... Apenas gosto pela nossa terra, vontade de ter um Marco melhor!

Vem agora o Correio da Manhã noticiar o "problema resolvido"... Dando conta das sobretaxas aplicadas pelo executivo aos comerciantes! Nas palavras de António Faria "Aplicaram-nos taxas abismais como forma de nos mandar embora"!! Mas que Câmara Municipal é esta?? Não quer o Mercado Municipal? Não quer os vendedores que lá estão?? Tem alguma solução no horizonte que todos desconhecemos? Tem algum plano de dinamização do Mercado Municipal?? Estas são perguntas legítimas... E que o Executivo, de forma esquiva, se recusa a perguntar!!

São, com tudo isto, os Marcoenses que ficam prejudicados!